Seminário reúne pesquisadores e economistas para discutir agenda sobre tributação e desigualdade

Marc Morgan, do World Inequality Lab, responsável pelo relatório mundial sobre a desigualdade no mundo, é um dos palestrantes, ao lado de Rodrigo Orair, Bernard Appy e Armínio Fraga.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promovem, no dia 18 de março, o seminário “Tributação e Desigualdade: Evidências e Agenda”, que terá a presença de especialistas nacionais e internacionais de grande relevância no cenário acadêmico e público do Brasil e do exterior para discutir os principais desafios científicos, políticos e econômicos sobre tributação e desigualdade. 

Marta Arretche, diretora do CEM, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, abrem o evento, que será realizado no auditório do IEA no campus da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Um dos palestrantes é Marc Morgan, coordenador regional da Europa Ocidental do World Inequality Lab, instituição vinculada à Paris School of Economics. Este centro de pesquisa coordena uma grande rede internacional de cientistas e publica, a cada dois anos, o World Inequality Report, referência sobre a evolução da desigualdade no mundo.

Também participa do evento o pesquisador Rodrigo Orair, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do International Policy Centre for Inclusive Growth (PC-IG). Ele é um dos mais importantes especialistas no estudo do sistema tributário brasileiro. (Confira sua palestra no seminário no CEM em dezembro último.)

O terceiro palestrante do dia é Bernad Appy, do Centro de Cidadania Fiscal, mentor da proposta de reforma que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Appy foi secretário executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O palestrante Armínio Fraga, sócio-fundador da Gávea Investimentos, encerra a programação. Ele foi presidente do Banco Central do Brasil no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

A programação completa está disponível no site do IEA

Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/tbtdesigualdade/inscricao.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, no link http://www.iea.usp.br/aovivo.

Serviço:
Seminário Tributação e Desigualdade: Evidências e Agenda
Quando: 18 de março, das 8h30 às 12h30
Onde: Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Sobre a FAPESP:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei e um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. A fundação é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.


Sobre o IEA:
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) foi criado em 29 de outubro de 1986 e é um órgão de integração destinado à pesquisa e discussão, de forma abrangente e interdisciplinar, das questões fundamentais da ciência e da cultura. Composto por grupos de pesquisa e estudo e outras formas de organização, a participação em suas atividades é aberta a pesquisadores e profissionais com projetos relacionados com os temas de trabalho do Instituto. 


Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
E-mail: imprensa.cem@usp.br
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097