Centro de Estudos da Metrópole promove seminário conjunto anual

Evento reuniu as equipes de pesquisa do CEM-CEPID no Cebrap, em São Paulo.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP), promoveu nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março) seu seminário conjunto anual, evento no qual as diversas equipes de pesquisa que integram a instituição se reúnem para se familiarizar com os projetos e trocar ideias entre si, promovendo a colaboração entre os cientistas e seus diversos campos de conhecimento e atuação. O encontro foi realizado na instituição-sede do CEM, o Centro de Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na Vila Mariana, em São Paulo. (Confira as fotos clicando no álbum Flickr do CEM.)

“Este workshop é uma atividade regular do CEM no qual se apresentam resultados finais ou preliminares das pesquisas em andamento, propiciando a troca de conhecimento entre as equipes. O trabalho de uma ilumina o da outra e ainda permite um alinhamento entre as diversas pesquisas”, destaca a diretora do CEM, Marta Arretche. “A prática regular deste seminário ao longo dos anos mostra que a iniciativa não só melhora os trabalhos, individualmente falando, mas também permite ao CEM fazer e divulgar trabalhos relevantes que se aproximam ou dialogam diretamente um dos outros, formando um corpo integrado de conhecimento sobre nosso objeto de pesquisa, a metrópole”, completa.

Nos dois dias do seminário foram discutidos nove papers que relacionam a desigualdade com as áreas de  política educacional; políticas na área de saúde; regulação subnacional (que tratou da autonomia dos governos e sua consequência); e comportamento político (as relações entre políticas públicas e o desenvolvimento da economia).

A coordenadora da área de transferência do CEM, Mariana Gianotti, e a coordenadora do UrbanData Brasil/CEM, falaram sobre aplicativos que estão sendo desenvolvidos e serão de uso aberto e gratuito para a comunidade acadêmica e a sociedade, de forma geral, e também para gestores e formuladores de políticas públicas.

O vice-coordenador do CEM, Eduardo Marques, que está em temporada de estudos e pesquisa no exterior, participou do seminário por videoconferência. O evento foi coorganizado pelo coordenador de pesquisa do CEM, Gabriel Feltran.

Uma ‘crítica interna’

Antes do seminário, as equipes de pesquisa produzem previamente papers sobre seus estudos. Os artigos são distribuídos para os integrantes do CEM e comentadores externos (vindos de instituições de pesquisa que atuam nas áreas de pesquisa, mas não são relacionados ao CEM), que fazem uma leitura prévia dos trabalhos. Participaram como comentadores da edição 2019 do seminário os professores Romualdo Portela (USP), Flavio Carvalhaes (UFRJ), José Angelo Machado (UFMG) e Claudio Couto (FGV), convidados pela coordenação do CEM. Nos dias do evento, não há uma apresentação do autor ou autores de cada paper, mas sim uma discussão ampla com as equipes, comentadores externos os demais integrantes do CEM, baseada nessa leitura anterior.

Dessa forma, os pesquisadores sugerem aos seus colegas melhorias, novas abordagens, tiram dúvidas, destacam pontos fortes etc, o que acaba se tornando uma prévia da avaliação de pareceristas, um processo pelo qual os trabalhos científicos passam antes de serem aceitos em periódicos, ou por bancas de qualificação e defesa ou apresentação de resultados, no caso de doutorados, mestrados ou iniciação científica. Com esse processo de ‘crítica interna’, o CEM amplia a possibilidade de publicação das pesquisas nos periódicos, além de conseguir organizar os diversos trabalho em um corpo unificado de conhecimento a respeito do seu tema central de pesquisa, a metrópole.

"A experiência de apresentar e participar do Seminário Conjunto do CEPID-CEM é muito enriquecedora. A oportunidade de apresentarmos trabalhos em andamento e ideias de pesquisas para outros colegas, pesquisadores e professores que opinam, sugerem mudanças, melhoras ou ressaltam pontos de originalidade/interesse dos trabalhos em andamento é uma etapa fundamental - e rara na vida acadêmica nacional - para um melhor resultado final de nossas pesquisas”, destaca Marcos Paulo de Lucca-Silveira, pós-doutorando do CEM, que apresentou seu trabalho no seminário.

“Especificamente no CEM, ainda nos beneficiamos da ampla gama de formações e linhas de pesquisa dos integrantes, que resulta em diferentes perspectivas e visões sobre um trabalho ou um objeto de pesquisa. No meu caso particular, acredito que minha agenda de pesquisa sai enriquecida após a apresentação e, mais do que isso, tive a oportunidade de compartilhar alguns conhecimentos específicos, dialogar com pesquisadores com quem não possuía um contato regular, além de identificar algumas agendas comuns para projetos de pesquisa conjuntos em um futuro", conclui.

Atendimento à imprensa:
Assessoria de Comunicação do CEM