CEM reúne pesquisadores em seminário anual

Patric Le Galès, da Science Po Paris, e Yuri Kazepov, da Universidade de Viena, foram os comentaristas internacionais.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promoveu nos dias 2 e 3 de março, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), seu seminário anual internacional, com a presença da equipe de pesquisa do próprio Centro e pesquisadores convidados. Dois deles, integrantes do Comitê Internacional de Pesquisa CEM, foram os comentadores estrangeiros: Patrick Le Galès, da Science Po Paris, e Yuri Kazepov, da Universidade de Viena. 

Além de participarem das discussões dos grupos, que ficam restritas aos integrantes do CEM, Le Galès e Kazepov também apresentaram, cada um, um seminário aberto à toda a comunidade. No dia 2 de março, Yuri Kazepov abordou o tema “From citizenship to citi(y)zenship: social innovation in urban contextos (a European Multilevel Perspective)”. No dia seguinte, Patrick Le Galès falou sobre “The governance of the Parisian region”.

 

Patrick Le Galès, Eduardo Marques e Yuri Kazop.

 

O evento serviu para discutir sobre as novas produções de cada uma das equipes de pesquisa do CEM, promovendo o diálogo entre os integrantes do Centro. "O principal objetivo do seminário é encorajar a troca de ideias, comentários e recomendações entre os grupos de pesquisa, e também colaborar na consolidação da agenda coletiva do CEM", destacou Eduardo Marques, que está assumindo o cargo de diretor do Centro.

“O seminário foi uma oportunidade para que os pesquisadores das quatro linhas de pesquisa e subprojetos do CEM saibam o que cada um está fazendo, em que ponto estão os estudos e para receber insights para suas próprias pesquisas”, acrescentou Renata Bichir, que está assumindo a assessoria científica do CEM. 
No seminário, os participantes recebem com antecedência os papers ou resumos das pesquisas. Não há apresentações, mas se parte diretamente para os comentários dos pesquisadores convidados e para as intervenções de quem está na plateia sobre as pesquisas. 

Na parte da manhã do dia 2, os comentários foram direcionados a papers sobre governança local, abordados em duas pesquisas diferentes, uma conduzida por Eduardo Marques e outra por Ursula Peres. A seguir, foram discutidos os trabalhos de pós-doutoramento de Marco Paulo de Lucca e Rogério Barbosa.

Na parte da tarde, os papers debatidos trataram do tema políticas e desigualdades, um de autoria de Jonathan Philips, o outro de Gabriela Lotta e Charles Kirschbaum. Também foi realizada uma mesa redonda com pesquisadores juniores do CEM (mestrandos e doutorandos). 

O segundo dia começou com a discussão de papers relacionados ao tema governança multinível, com artigos escritos, separadamente, por Adrian Gurza Lavalle e Renata Bichir. A parte da manhã se encerrou com apresentações relacionadas às atividades de transferência e difusão do CEM, feitas por Mariana Giannotti, Bianca Freire-Medeiros e Marta Arretche. 

O tema ‘policies e politics’ subnacionais foi o tema da tarde, com um paper de Vera Schattan e outro de Marta Arretche, seguido da apresentação dos projetos de pesquisa iniciados mais recentemente no CEM pelas pós-doutorandas Cecilia Pe Lero, Eugênia Brage e Katarina Pitasse Fragoso. 

Confira as fotos a página do CEM no Flickr.