difusão científica Seminários e Agenda Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global

Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global

23/11/2017

"CITIES OF POWER: THE URBAN, THE NATIONAL, THE POPULAR, THE GLOBAL", GORAN THERBORN

Suas histórias começam com a emergência de vários modelos de Estado-Nação, cada um com a sua problemática cidade-capital. Na exposição abordou também das mudanças radicais de poderes que impactaram no desenvolvimento dessas cidades, em reformas populares urbanas ou movimentos de protesto e resistência; aspectos gerais sobre a ascensão e queda do fascismo e das ditaduras militares; e no vai e vem do Comunismo. Therborn analisou também momentos globais de formação urbana, de nacionalismo histórico, e sobretudo como a imagem corrente das cidades globais capitalistas e suas variações de arranha-céus e de novidades arquitetônicas e de serviços.

Através de lentes global e histórica (e também de história da arte e urbanismo), e com uma uma gama temática que se estende das mutações da arquitetura moderna ao retorno contemporâneo das revoluções urbanas, as indagações de Therborn recebem  os pressupostos sobre a origem, as manifestações e o alcance do poder urbano, combinando perspectivas sobre política, sociologia, planejamento urbano, arquitetura e iconografia urbana. Argumenta que, no momento em que parecem se separar, existe uma forte ligação entre a cidade e o Estado-Nação e que a globalização atual das cidades é em grande parte impulsionada pelas aspirações globais da política, bem como as de capital nacional e local.

A visão geral que a obra traz é sistêmica: de Washington/DC e à Paris revolucionária à capital do Cazaquistãode, Astana, a sua riqueza de observações urbanas incorpora análises específicas em profundidade que são ao mesmo tempo multifacetadas.

O seminário contou com a presença de pesquisadores do CEM e alunos de pós-gradução de diversos cursos e universidades locais, nacionais e internacionais enriquecendo a sessão de debates.

Sobre o conferencista: Professor Emérito de Sociologia da Universidade de Cambridge (Reino Unido); professor afiliado de Sociologia da Universidade Linnaeus (Suécia). Ex-diretor do Swedish Collegium for Advanced Study in the Social Sciences em Upsala; ex-professor de Sociologia da Universidade de Gothenburg (Suécia) e ex-professor de Ciência Política da Universidade Católica de Nijmegen (Holanda). Já trabalhou em todos os continentes habitados do mundo. Seus trabalhos tem sido publicados em pelo menos 24 línguas. É um intelectual cívico, com um compromisso de vida pela liberdade universal e a igualdade; um apoiador dos movimentos anti-imperialistas e pela igualdade, bem como um escritor sobre e fundamentado na teoria marxista radical. Desde a sua aposentadoria de Cambridge em 2010, reside com a família em Ljungbyholm, na Suécia.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

Como as cidades representam e manifestam poder no momento nacional, popular e global?  O Centro de Estudos da Metrópole trouxe o sociólogo e professor da Universidade de Cambridge, Goran Therborn, para uma conferência na qual tratou dos temas desenvolvidos em seu último livro, um estudo global sobre capitais globais, de Paris da Revolução até a Astana (Kazaquistão) do século XXI: "Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global".

Em sua apresentação Therborn realizou uma síntese dos assuntos abordados em seu livro (além das referências teóricas e problemas envolvidos  e que incorpora na obra) em que faz um  survey de política e significados da paisagem urbana, percorrendo as maiores capitais do mundo, além de mostrar os processos de formatação por forças nacionais, populares e globais.

2231-mixgoran.jpg

voltar para seminário e agenda