Biografia

Coordena o projeto "Instituições formais e informais de política educacional" no Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006).

Realizou um pós-doutorado no CEM-Cebrap em sociologia da cultura (2010), e em Columbia University em sociologia econômica (2011).

Atualmente é professor assistente tempo integral - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pesquisador associado do CEM-Cebrap.

Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: teoria organizacional, institucionalismo sociológico, análise de redes sociais e campo organizacional.

Produção mais recente(*)

Ribas, Daniela; Kirschbaum, Charles

O impacto da Covid-19 na transformação digital da indústria da música. RECADM : REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA. p.275–301. v.21. 2022.

O impacto da Covid-19 na transformação digital da indústria da música
Alysson Portella; Kirschbaum, Charles; Menezes-Filho, Naércio.

Racial social norms among Brazilian students: Academic performance, popularity, and racial identification. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA (ONLINE), v. 119, p. 1-7, 2022.

Lotta, G., Kirschbaum, C.

Dois pesos e duas medidas na sala de aula: análise das redes sociossemânticas de categorização operadas por professores. Revista de Administração Pública, 2021.

Lotta, Gabriela Spanghero; Kirschbaum, Charles

How street-level bureaucrats use Conceptual Systems to categorise clients. Policy And Politics. p.531. v.49. 2021.

How street-level bureaucrats use Conceptual Systems to categorise clients
KIRSCHBAUM, Charles.

Ciência e sociedade pós-Covid-19: Como tornar as instituições de produção e fomento do conhecimento científico mais inclusivas e participativas. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Junho, 2020.

Kirschbaum, Charles

Gestão por evidências se faz com relação colaborativa. 2019. Português.

Gestão por evidências se faz com relação colaborativa
Kirschbaum, Charles

How does the empire strike back? The Social Network Analysis mainstream and responses to its critics. EnEO. Fortaleza. 2019.

Kirschbaum, Charles

Network analysis: emergence, criticism and recent trends. Rausp Management Journal. p.533–547. v.54. 2019.

Network analysis: emergence, criticism and recent trends
Kirschbaum, Charles; Hashimoto, Marcelo

Network inequality as the consequence of variation among brokerage, closure, and popularity seekers. EGOS. Utrecht. 2018.

Kirschbaum, Charles; Madalozzo, Regina

O que as evidências internacionais mostram sobre o projeto ?Escola sem Partido?. 2018. Português.

O que as evidências internacionais mostram sobre o projeto ?Escola sem Partido?
Kirschbaum, Charles

Professores e alunos não percebem o bullying da mesma forma. 2018. Português.

Professores e alunos não percebem o bullying da mesma forma
Kirschbaum, Charles

Relações de confiança ajudam a promover inovação nas escolas. 2018. Português.

Relações de confiança ajudam a promover inovação nas escolas
KIRSCHBAUM, Charles.

As redes intra-organizacionais são inclusivas? Utopia e testes. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, 2015, v. 22, n.74, p. 367-384.

As redes intra-organizacionais são inclusivas? Utopia e testes.
KIRSCHBAUM, Charles.

Categories and networks in jazz evolution: The overlap between bandleaders’ jazz sidemen from 1930 to 1969. Poetics, Junho/2015, p.1-25.

Categories and networks in jazzevolution: The overlap between bandleaders’ jazz sidemen from 1930 to 1969.
KIRSCHBAUM, Charles.

Shifts in control disciplines and rescaling as a response to network governance failure: the BCJ case, Brazil.Policy & Politics, V. 43, N.3, July/2015, p. 443-458. DOI: http://dx.doi.org/10.1332/030557315X14362557123183

Capítulos de livros

Tavares, Gracieli; Kirschbaum, Charles

?Deixe-me ser eu mesma - história da vida de Anne Frank?: aprendizados a partir do envolvimento de estudantes para a construção de uma cultura de paz. Aprendendo com Anne Frank: Histórias que ensinam valores. Fi. p.165–182. Porto Alegre, RS. 2021. Português.

KIRSCHBAUM, Charles; VERSCHOORE, Jorge.

Abordagens qualitativas para análise de redes sociais: Por quê? Como? Quando?. In: Janette Brunstein; Arilda Godoy; Eliane Brito;. (Org.). Análise de dados qualitativos em pesquisa: múltiplos usos em administração. 1ed. São Paulo: Mackenzie, 2020.

Abordagens qualitativas para análise de redes sociais
MENEZES FILHO, Naercio; KIRSCHBAUM, Charles.

Educação e desigualdade no Brasil. In: ARRETCHE, Marta (org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p.109-132.

Educação e desigualdade no Brasil.
KIRSCHBAUM, Charles; ANDRADA, Ana Carolina.

Redes sociais e expressões culturais na periferia:a extensão geográfica de rappers na cidade de São Paulo. In: MARQUES, Eduardo (org.). Redes Sociais no Brasil: sociabilidade, organizações civis e políticas públicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, p.143-169.

KIRSCHBAUM, Charles; VASCONCELOS-OLIVEIRA, Maria Carolina.

Canadá, diretrizes de fomento à inovação. In: ARBIX, Glauco et al. (Orgs.). Estratégias de inovação em sete países. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial(ABDI), 2010.

Canadá, diretrizes de fomento à inovação.

(*) Veja mais na área de Publicações deste site