1.3 Criação do banco de dados com os homicídios

Dos microdados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso foram selecionados apenas os dados sobre homicídios, de acordo com os códigos da CID-10 apresentados na tabela, acima. Este banco inclui, para os municípios do Estado de Mato Grosso, o registro de todos os homicídios declarados e mortes causadas em intervenções legais acontecidos contra residentes no município. Para as mortes com intencionalidade desconhecida, apenas uma parte dos casos é considerada homicídios, de modo que foi realizado um procedimento de seleção aleatória, dentro de cada uma das regionais, para escolher estes casos segundo a proporção definida pela proposta metodológica.

Por exemplo, apenas 10% das mortes com intencionalidade desconhecida provocadas por outras causas devem ser consideradas homicídios segundo a metodologia adotada. Logo, se uma determinada regional apresentava 50 casos classificados nessa categoria de causa mortis, 5 destes casos seriam sorteados para compor o banco de homicídios, junto com os homicídios declarados e as intervenções legais.

Já no que tange às mortes com intencionalidade desconhecida provocadas por instrumento cortante ou arma de fogo, o percentual de homicídios entre as mortes intencionais foi obtido de forma independente para cada regional e usado no cálculo do número de casos a serem aleatoriamente selecionados. A proporção de casos selecionados por regional foi obtida a partir da razão apresentada na tabela, acima.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde estão disponíveis de duas formas: de acordo com o lugar de ocorrência dos óbitos e de acordo com o lugar de residência das vítimas. Optou-se por este último tipo de registro por diversos motivos. Entre eles, o fato de que a população utilizada no denominador da taxa de homicídio corresponde à população residente - portanto, os homicídios presentes no numerador também deveriam seguir o mesmo conceito. Por outro lado, muitos óbitos acontecem em hospitais, de forma que o lugar de ocorrência do óbito nem sempre é relevante do ponto de vista da estimativa dos riscos. De qualquer forma, vale lembrar que a escolha realizada significa que se está mensurando o risco para os residentes num determinado local, independentemente do lugar onde o homicídio tenha acontecido.