RBEUR publica resenha sobre livro do CEM

Lucia Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, escreve sobre "As políticas do urbano em São Paulo".

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), editada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), publicou no volume 21 – número 3/setembro-dezembro 2019 resenha sobre “As políticas do urbano em São Paulo”, livro do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e da Editora Unesp.

O texto da RBEUR “As estruturas sociais das políticas do urbano em São Paulo” foi escrito por Lucia Shimbo, professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos. Arquiteta e urbanista formada pela USP, ela fez pós-doutorado no Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da USP e no Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar Cidade, Espaço, Sociedade da Universidade de Lyon (França). 

Lançado no ano passado, o livro "As Políticas do Urbano em São Paulo" foi organizado pelo vice-coordenador do CEM e professor de Ciência Política do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Eduardo Marques. 

(Foto: Marcos Santos - USP Imagens)

“O livro traz uma novidade para os estudos urbanos e a ciência política no Brasil: a gênese e o cotidiano das políticas que definem a construção e o funcionamento das cidades. O seu argumento é de que, ao lidarem com a produção do espaço, essas políticas precisam se ancorar no território e são construídas, em grande medida, por instituições locais, ou seja, por regras, formatos organizacionais e instrumentos que organizam a negociação entre atores diversos, integrantes ou não do Estado”, destaca ela no início da resenha. 

A íntegra da resenha pode ser acessada no site da RBEUR

Mais informações sobre o livro "As Políticas do Urbano em São Paulo" no site do CEM.

O livro pode ser adquirido na loja virtual da Editora Unesp