difusão científica Seminários e Agenda Pentecostalismo, Infância e Ativismo Antigênero na Disputa Eleitoral pelos Conselhos Tutelares

19/08/2022 - 19/08/2022

Jacqueline Moraes Teixeira, pós-doutorada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e professora adjunta no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), é a palestrante do próximo Seminário CEM, no dia 19 de agosto, às 14h30. Ela apresentará o tema "Pentecostalismo, Infância e Ativismo Antigênero na Disputa Eleitoral pelos Conselhos Tutelares". Em seguida, teremos os comentários de Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). O seminário será mediado por Renata Bichir, coordenadora da Área de Pesquisa do CEM-Cepid/Fapesp e professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Na apresentação, Teixeira pretende analisar  os modos de atuação de algumas igrejas evangélicas dos segmentos pentecostal e neopentecostal nas disputas territoriais pela ocupação dos conselhos tutelares. "Tais disputas somam-se à circulação de uma pauta antigênero que interpreta as conquistas dos direitos sexuais e reprodutivos como uma grande trama internacional voltada para a hipersexualização precoce das crianças gerando um pânico social que passa a colocar a escola como um lugar de risco moral. A imagem da infância em risco constrói um lugar ético para que sujeitos religiosos passem a ocupar associações civis e órgãos públicos como voluntários na implementação de planos assistenciais, algo que na última década se desdobra em ativismo e ocupação de conselhos tutelares", completa a pesquisadora.

O seminário será transmitido ao vivo pela página do CEM no Youtube. Comentários e perguntas podem ser enviados pelo chat e serão retransmitidos para a moderação do evento. Para assistir, basta aguardar na página do CEM no Youtube no dia e horário do seminário.

Fotos do evento: