difusão científica Seminários e Agenda CANCELADO: Lançamento "As política da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e PT"

25/03/2020 - 25/03/2020

Ao longo da Nova República, os governos do PSDB (1994 a 2002) e do PT (2003 a 2015) construíram um amplo e complexo conjunto de políticas e instituições objetivando implementar as políticas inclusivas previstas na Constituição de 1988, embora com fortes diferenças em termos de ênfase e intensidade. Em seu conjunto, as políticas produzidas desde a redemocratização redesenharam uma parte substancial das instituições e de nosso sistema de proteção social. Analisar em detalhes as trajetórias dessas transformações é o objetivo do livro “As políticas da Política: Desigualdades e Inclusão nos Governos PSDB e PT”. A publicação é um lançamento do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) pela Editora Unesp e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp (Cepid) e está sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A mais recente publicação da instituição foi organizada por Marta Arretche (pesquisadora do CEM), Eduardo Marques, diretor do CEM (ambos professores titulares do Departamento de Ciência Política da USP), e Carlos Aurélio Pimenta de Faria (professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas). O livro já está à venda pelo site da Editora Unesp e discute as políticas públicas (policies) e as dinâmicas políticas que as cercam (politics), produto simultaneamente das continuidades políticas vivenciadas pela democracia brasileira recente e das mudanças de orientação ligadas aos princípios e ideologias dos partidos no poder.

O livro explora ‘as políticas da política’ por observar as relações entre diferentes políticas sociais e dinâmica política, em particular as agendas destes dois partidos que exerceram autoridade política durável na Nova República. Aborda diversas políticas setoriais, partindo das configurações institucionais herdadas por cada partido que chegou ao governo, bem como as mudanças que introduziram. Os 16 artigos que compõem o livro tratam de questões como a agenda de proteção social, a efetividade das políticas de redistribuição de renda e políticas de saúde, educação, assistência social, urbanas, de infraestrutura, de desenvolvimento, racial, indígena e tributária e orçamentária, além da política externa, sempre em suas relações com a desigualdade social e econômica, e de forma empiricamente embasada, teoricamente orientada e com rigor científico.

Fotos do evento: