difusão científica Seminários e Agenda Community as Urban Practice: An attempt to theorize community in a globalizing urban world

29/03/2018 18:00

SEMINÁRIO ESPECIAL Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) na Universidade de São Paulo

PALESTRANTE: Talja Blokland (Universidade de Humboldt/Berlim/Alemanha)

capa-community_urban_practice.jpegO Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promove na quinta-feira 29 de março, a partir das 18 horas o seminário especial, "Community as Urban Practice: An attempt to theorize community in a globalizing urban world" com a professora Talja Blokland. A professora de sociologia urbana da Universidade de Humboldt (Berlim) apresentará argumentos-chave que aborda em seu mais recente livro "Community as Urban Practice" (2017). A ideia central nos estudos urbanos é "comunidade" embora permaneça conceitualmente vaga e empiricamente difícil de trabalhar.

Na construção baseada em teorias existentes sobre comunidade, Talja Blokland oferece uma importante contribuição para definir e entender este tema chave.A pesquisadora postula que especialmente na academia do Norte Global  tem havido muito foco na comunidade como uma construção estável, formada por relações duráveis de parentesco, amizade, grupos sociais ou de vizinhança. Chama a atenção para os encontros não permanentes, fluidos que constituem a comunidade, teorizando comunidades como práticas urbanas compartilhadas em um mundo globalizante.

O evento é aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia. A apresentação será feita em inglês.

A apresentação se dará em inglês

Aberto a todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia