difusão científica Seminários e Agenda Conferência Internacional "The unexpected crisis of fiscal federalism in Europe" com o professor Scott Greer

Conferência Internacional "The unexpected crisis of fiscal federalism in Europe" com o professor Scott Greer

16/05/2013

O Centro de Estudos da Metrópole e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política convidam para a conferência “The unexpected crisis of fiscal federalism in Europe", com o Prof. Scott Greer.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O financiamento intergovernamental e a relação entre os estados europeus se desenvolveram da forma como o fizeram por diversas razões, porém nenhuma delas envolveu a combinação de crise fiscal e austeridade como tem acontecido desde 2008. Diante do choque da perda de receitas, potencializado pelas demandas por assistência do estado, e as pressões políticas pelo corte de gastos públicos, a relações entre os estados europeus têm sido colocadas sob tensões e efeitos inesperados. Nesta apresentação o conferencista compara a experiência da Espanha, Alemanha e Reino Unido, examinando a forma na qual o sistema de relações e finanças intergovernamentais têm moldado as pressões econômicas e sociais. Analisa de quê forma a alocação de recursos e taxação sobre a despesa afetam o gasto, distribuição das consequências e contestação políticas nos três países. 

Scott L. Greer (PhD Political Science 2003) é Professor Associado de gestão de Saúde e Políticas na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan; antes de atuar em Michigan ele ensinou na University College London. Seu foco de pesquisa  é a formulação de políticas públicas em democracias industriais avançadas, com foco especial no papel do federalismo, política territorial e integração supranacional em saúde e no estado de bem-estar social.

O evento foi realizado na Cidade Universitária foi promovido pelo CEM e pelo PPG em Ciência Política/USP  

voltar para seminário e agenda
Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap