difusão científica Seminários e Agenda Expansão do ensino superior e a reestruturação do mercado de trabalho

Expansão do ensino superior e a reestruturação do mercado de trabalho

13/04/2011 9:30

Sessão aberta a pesquisadores convidados

PROGRAMAÇÃO 13/4/11

Manhã

9-10h

Abertura e boas-vindas aos convidados.

10-10h15

Apresentação das metas e objetivos do programa e do projeto, por Peter Elias (UK, ESCR) e Kate Purcell (UK/IER-Warwick University)

10h30m - 13h

Reestruturação econômica, mudanças ocupacionais e mercado de trabalho para educação superior no Brasil, Índia e Reino Unido

10h15-11h15 – Brasil: Alvaro Comin (USP e CEBRAP/CEM), Adalberto Cardoso (IESP/UERJ)

11h15-12 h - Índia : Jeemol Unni (Índia / Institute of Rural Management, Anand) e Exploring increasing Graduate Intensity in Occupations in India, por Jeemol Unni

12h15-13 h – Reino Unido: Peter Elias (UK, ESCR and Warwick University) e Kate Purcell (UK/IER-Warwick University)

Tarde

14h15-17h30

Acesso a educação superior e experiências sobre ações afirmativas no Brasil, Índia e Reino Unido.

14h15-15h15 – Brasil – Marcia Lima (USP e CEBRAP/CEM), Antônio Sérgio Guimarães (USP e CEM) e Carlos Antônio Costa Ribeiro (IESP/UERJ).

15h15-16 h – Índia - Rakesh Basant (India/ Indian Institute of Management, Ahmedabad and Observer Research Foundation)

16h10-17 h – Reino Unido – Clare Lyonnette (Institute for Employment Research, Warwick University)

O workshop aconteceu no CEM/CEBRAP - Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana São Paulo-SP

PÓS-EVENTO

Evento no CEM/CEBRAP abordou a expansão do ensino superior e a reestruturação do mercado de trabalho.

Workshop de pesquisa e programas de ação

A expansão do ensino superior e a reestruturação do mercado de trabalho: Acesso e oportunidades. Brasil, Índia e Reino Unido

Sessão aberta a pesquisadores convidados aconteceu no dia 13/4/11

Brasil e Índia têm experimentado um crescimento rápido e são vistos como países com forte potencial para se tornarem líderes econômicos mundiais até 2050. Ambos apresentaram, nos últimos 30 anos, um crescimento significativo do ensino superior, aspecto fundamental para o desenvolvimento, para a promoção da inovação e da competitividade global.

Este workshop consultivo reuniu acadêmicos brasileiros e gestores públicos para discutir os resultados do projeto de pesquisa internacional realizado pelas equipes do Brasil, Índia e Reino Unido. Seu objetivo é avaliar os recursos estatísticos disponíveis em cada país e construir caminhos comparativos que permitam identificar as prioridades para futuras pesquisas no que tange à participação no ensino superior, a relação entre o ensino superior e mercado de trabalho, levando-se em conta também um cenário de mudanças na estrutura de oportunidades.

O projeto conta com o financiamento do Economic and Social Research Council (ESRC) e tem como parceiros: No Reino Unido, o Warwick Institute for Employment Research (coordenação geral), na Índia, Observer Research Foundation e o Institute of Rural Management e, no Brasil, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-CEBRAP) e a Universidade de São Paulo.

voltar para seminário e agenda