difusão científica Seminários e Agenda A experiência da Transparência Brasil na Coleta de Dados Primários

A experiência da Transparência Brasil na Coleta de Dados Primários

19/10/2016

SEMINÁRIO METODOLÓGICAS CEM - A EXPERIÊNCIA DA TRANSPARÊNCIA BRASIL NA COLETA DE DADOS PRIMÁRIOS

O pesquisador do CAENI-USP (Centro de Estudos das Negociações Internacionais) Manoel Galdino realiza na Cidade Universitária, a apresentação sobre experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários, como parte da série de eventos das Metodológicas CEM.

Resumo do seminário

A Transparência Brasil foi pioneira na coleta e disseminação de dados primários em política no Brasil, notadamente com os projetos às Claras, com dados de contribuição de campanhas, e Excelências, com dados sobre processos judiciais sobre deputados e senadores. Neste trabalho foram descritas algumas das dificuldades sobre organizações de bases de dados e implicações metodológicas para a interpretação de índices construídos a partir de dados primários coletados. Particularmente, o palestrante se propôs a enfatizar a importância da metodologia de coleta ser reproduzível, organizada por conceitos bem definidos e operacionalizáveis empiricamente. Além disso, discutiu alguns princípios de construção de bases de dados que devem orientar a coleta de dados. Esse segundo aspecto se insere dentro da agenda de pesquisa vinculada ao conceito de data tidying.

Wickham, Hadley. "Tidy Data." Journal of Statistical Software 59.i10 (2014).

Sobre palestrante: Manoel Galdino é Mestre e Doutor pelo DCP-USP. Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do CAENI.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O pesquisador do CAENI-USP (Centro de Estudos das Negociações Internacionais) Manoel Galdino realizou na Cidade Universitária, a apresentação sobre experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários, como parte da série de eventos das Metodológicas CEM.

voltar para seminário e agenda