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Federalismo No Brasil E Desempenho De Políticas

27/04/2012

A diretora do CEM, Profª. Dra. Marta Arretche, apresenta uma metodologia de avaliação de desempenho das políticas de educação e saúde e sua aplicação para a década de 2000; além de abordar as suas trajetórias recentes bem como os determinantes, no seminário que fez parte de uma série de eventos promovidos pelo Cebrap para o primeiro semestre de 2012.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

Em sua exposição, a diretora do CEM, Profª. Dra. Marta Arretche, apresentou uma metodologia de avaliação de desempenho das políticas de educação e saúde e sua aplicação para a década de 2000; além de abordar as suas trajetórias recentes bem como os determinantes, no seminário que fez parte de uma série de eventos promovidos pelo Cebrap para o primeiro semestre de 2012.

A pesquisadora destacou que a agenda de pesquisa é composta de três propostas: uma de ordem aplicada que busca entender melhor o país, tendo em vista que desde meados da década de 1990 existe uma redução da desigualdade de renda no Brasil, entretanto, ainda resta muito a conhecer sobre a desigualdade na área de serviços. Outra seria de ordem teórica, envolvendo aspectos mais gerais sobre questões referentes ao que afeta as desigualdades, no âmbito de jurisdições, em sistemas descentralizados. A terceira diz respeito às questões metodológicas, já que a pesquisa busca desenvolver metodologias mais confiáveis que permitam que os governos avaliem as políticas.

No seminário foram apresentados os resultados de três anos de trabalho.Foram considerados dez indicadores para saúde e dez para educação.

Em síntese os dados revelaram que nos municípios de todo o país a saúde básica apresenta-se menos desigual do que a educação. O mesmo se aplica aos estados da federação. Verifica-se que na educação a média melhorou o seu desempenho em relação ao período anterior, entretanto, a desigualdade está aumentando.

Mais detalhes sobre a pesquisa veja aqui.

 

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