difusão científica Seminários e Agenda Influência da violência urbana e privação social na ocorrência de transtornos mentais comuns (ansiedade, depressão, uso excessivo de álcool) na RMSP

15/08/2017

SEMINÁRIO ESPECIAL INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA URBANA E PRIVAÇÃO SOCIAL NA OCORRÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS (ANSIEDADE, DEPRESSÃO, USO EXCESSIVO DE ÁLCOOL) NA RMSP

A professora e médica assistente do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, Laura Helena S. G. Andrade (residência-médica e doutorado em Psiquiatria pela USP e pós-doutorado no Dept. of Mental Health Johns Hopkins University School of Public Health) will apresentará na Cidade Universitária um seminário no qual abordou os resultados de uma pesquisa sobre desigualdades e doenças mentais: "Influência da violência e privação social na ocorrência de transtornos mentais comuns (ansiedade, depressão, uso e álcool) na Região Metropolitana de São Paulo". O evento integra a série de seminários especiais com convidados especiais do CEM,  um dos CEPIDs financiados pela Fapesp.

Resumo: a partir de resultados da pesquisa São Paulo Megacity, foi abordado o fenômeno da alta morbidade psiquiátrica observada no ambiente urbano. Encontramos prevalência de transtornos mentais em níveis maiores do que pesquisas semelhantes conduzidas em outras áreas do mundo, com 30% dos participantes apresentando um transtorno mental ativo, sendo que um terço dos casos relatou algum grau de prejuízo no trabalho ou relações pessoais. Mais da metade dos casos de ansiedade tem inicio precoce, antes dos 20 anos. A depressão também começa cedo, com 25% dos casos iniciando antes dos 20 anos. Padrões deletérios de uso de álcool, associado a vários desfechos desfavoráveis de saúde são altamente prevalentes na população jovem.

Pessoas que relataram ter crescido em ambiente urbano e aquelas que foram expostas à violência urbana foram mais susceptíveis a apresentar um transtorno mental, particularmente transtornos de humor (depressão), transtornos de ansiedade e de controle de impulso. Transtorno por uso de substâncias foi mais frequente em moradores de regiões com alta privação social. Estes dados colocam o Brasil entre os países com os maiores índices de transtornos mentais. Ações integradas de prevenção e tratamento são urgentemente necessárias. Nosso objetivo é, a partir destes resultados, discutir a metodologia da pesquisa, suas limitações e formas de superá-las a partir de abordagens interdisciplinares.

Perfil da conferencista: possui graduação em Medicina, residência médica e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Department of Mental Health Johns Hopkins University School of Public Health. Médica assistente do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, coordena o Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

A professora e médica assistente do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, Laura Helena S. G. Andrade (residência-médica e doutorado em Psiquiatria pela USP e pós-doutorado no Dept. of Mental Health Johns Hopkins University School of Public Health) apresentou na Cidade Universitária um seminário no qual abordou os resultados de uma pesquisa sobre desigualdades e doenças mentais: "Influência da violência e privação social na ocorrência de transtornos mentais comuns (ansiedade, depressão, uso e álcool) na Região Metropolitana de São Paulo". O evento integra a série de seminários especiais com convidados especiais do CEM,  um dos CEPIDs financiados pela Fapesp.

A pesquisadora disponibilizou dois textos para download (base para discussão):

Silveira CM, Siu ER, Anthony JC, Saito LP, de Andrade AG, Kutschenko A, Viana MC, Wang YP, Martins SS, Andrade LH. Drinking patterns and alcohol use disorders in São Paulo, Brazil: the role of neighborhood social deprivation and socioeconomic status. PLoS One. 2014 Oct 1;9(10):e108355. doi:10.1371/journal.pone.0108355. eCollection 2014. PubMed PMID: 25272008; PubMedCentral PMCID: PMC4182710.

Andrade LH, Wang YP, Andreoni S, Silveira CM, Alexandrino-Silva C, Siu ER, Nishimura R, Anthony JC, Gattaz WF, Kessler RC, Viana MC. Mental disorders in megacities: findings from the São Paulo megacity mental health survey, Brazil. PLoS One. 2012;7(2):e31879. doi: 10.1371/journal.pone.0031879. Epub 2012 Feb 14. PubMed PMID: 22348135; PubMed Central PMCID: PMC3279422.

voltar para seminário e agenda