difusão científica Seminários e Agenda Maternidade, paternidade e trabalho: conflitos entre responsabilidade familiar e trabalho para famílias brasileiras de baixa renda

31/10/2017

Seminário Especial CEM na USP

"Maternidade, paternidade e trabalho: conflitos entre responsabilidade familiar e trabalho para famílias brasileiras de baixa renda", por Regina Madalozzo

No final da tarde de 31 de outubro de 2017 (terça-feira), o Centro de Estudos da Metrópole, que é um CEPID financiado pela FAPESP, promove na Cidade Universitária-Butantã, o seminário “Maternidade, paternidade e trabalho: conflitos entre responsabilidade familiar e trabalho para famílias brasileiras de baixa renda”. A conferencista será a professora do Associada do Insper, Regina Madalozzo (PhD em Economia pela Universidade de Illinois em Champaign-Urbana) quem realiza suas pesquisas na área de Economia da Família e Gênero.

A pesquisa objeto do seminário envolve investigações sobre as tensões entre trabalho e família, em grupos famíliares de baixa renda no Brasil, um país com uma participação cada vez maior da força de trabalho feminina associado com altas desigualdades sócio-econômicas. A meta da pesquisa é fazer testes exploratórios de hipóteses desenvolvidas na literatura consagrada nos países industrializados avançados. Desenvolve conjunto de dados originais consistindo em surveys representativos de 700 grupos de famílias com crianças pequenas em municípios de baixa renda de São Paulo. Primeiro, são descritos os efeitos diferenciais de ter filhos, para as mães e os pais no trabalho e em experiências de conflito trabalho-família. Segundo, foi construída uma regressão logística, predizendo cuidados e conflitos no trabalho. Os resultados corroboram as pesquisas existentes que encontram um impacto diferencial de ter filhos no trabalho nos casos de mães e de pais, e quais fatores contextuais têm efeito importante nas diferenças de gênero nos conflitos trabalho-família.

O seminário, aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O seminário do CEM/Cepid “Maternidade, paternidade e trabalho: conflitos entre responsabilidade familiar e trabalho para famílias brasileiras de baixa renda” foi realizado pela professora Associada do Insper, Regina Madalozzo (PhD em Economia pela Universidade de Illinois em Champaign-Urbana) quem realiza suas pesquisas na área de Economia da Família e Gênero.

A pesquisa objeto do seminário envolve investigações sobre as tensões entre trabalho e família, em grupos famíliares de baixa renda no Brasil, um país com uma participação cada vez maior da força de trabalho feminina associado com altas desigualdades sócio-econômicas. A meta da pesquisa é fazer testes exploratórios de hipóteses desenvolvidas na literatura consagrada nos países industrializados avançados. Desenvolve conjunto de dados originais consistindo em surveys representativos de 700 grupos de famílias com crianças pequenas em municípios de baixa renda de São Paulo. Primeiro, são descritos os efeitos diferenciais de ter filhos, para as mães e os pais no trabalho e em experiências de conflito trabalho-família. Segundo, foi construída uma regressão logística, predizendo cuidados e conflitos no trabalho. Os resultados corroboram as pesquisas existentes que encontram um impacto diferencial de ter filhos no trabalho nos casos de mães e de pais, e quais fatores contextuais têm efeito importante nas diferenças de gênero nos conflitos trabalho-família.

voltar para seminário e agenda
fapesp
cepid