difusão científica Seminários e Agenda Measuring the Strength of School to Work Linkages: A Strategy for Comparative Research

Measuring the Strength of School to Work Linkages: A Strategy for Comparative Research

09/11/2013 17:30

Seminário CEM e Depto. de Sociologia/USP

Measuring the Strength of School to Work Linkages: A Strategy for Comparative Research, por Thomas Di Prete (Columbia University).

Seminário promovido pelo Centro de Estudos da Metrópole e pelo Depto. de Sociologia/ da Universidade de São Paulo ocorrerá no dia 6 de novembro na Cidade Universitária.

 

Resumo:

No últimos anos tem surgido uma vasta literatura a respeito da forma como os sistemas educacionais se relacionam com o mercado de trabalho em diferentes países. Muitos estudiosos afirmam que vínculos fracos entre a escola e o mercado de trabalho podem elevar as taxas de desemprego entre os jovens. De modo geral, economistas afirmam que a crescente desigualdade é consequência do aumento da demanda por trabalhadores qualificados ultrapassando sua crescente oferta, e acadêmicos reconhecem cada vez mais que a "oferta de trabalhadores qualificados" depende, em parte, de como efetivamente a qualificação corresponde às exigências dos postos de trabalho. As análises empíricas sobre como os sistemas educacionais influenciam o efeito dos resultados da educação sobre os do mercado de trabalho contam, em grande parte, com caracterizações institucionais gerais, como a estratificação, a padronização e a especificidade vocacional. Embora muito úteis, essas caracterizações não fornecem avaliações rigorosas do caráter e de força da escola na sua relação com o mercado de trabalho. 

Propomos uma nova medida de articulação entre as categorias educacionais e os postos no mercado de trabalho, baseada em um grupo múltiplo de pesquisa segregada que permite a medição rigorosa a nível nacional, bem como sua comparação com outros países. Serão discutidos os resultados preliminares para a Alemanha, os Estados Unidos e o Reino Unido, três países cujos sistemas educacionais diferem substancialmente em termos institucionais

 

Serviço

Evento: Seminário CEM e Depto. de Sociologia - "Measuring the Strength of School to Work Linkages: A Strategy for Comparative Research" (Medir a força da escola e seu vínculo com o mercado de trabalho: uma estratégia de investigação comparativa), Thomas Di Prete (Columbia University).

Quando: 6 de novembro (quarta-feira) de 2013, a partir das 17h30,

Onde: FFLCH - Prédio das Ciências Sociais - sala 14,  Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária

 

Aberto aos interessados sem necessidade de inscrição prévia

 

Textos de apoio - Nestes links: texto1texto2texto3 

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O professor e pesquisador da Universidade de Columbia e integrante do atual Comitê Assessor Internacional de Pesquisa do CEM, Thomas Diprete, abordou em sua exposição medir a força da escola e seu vínculo com o mercado de trabalho: uma estratégia de investigação comparativa.

O evento aconteceu na sala 14, Prédio de Ciências Sociais, Cidade Universitária.

 

Textos relacionados e de apoio do seminário:

1) Orientation vs. Behavior: Gender Differences in Field of Study Choice Set - Sigal Alon (Tel Aviv University) e Thomas A. DiPrete (Columbia University)

2) Peer Group Ties and Executive Compensation Networks - Matthew Pittinsky (Arizona State University) e

Thomas A. DiPrete (corresponding author)(Columbia University)

3) Beyond Gender Essentialism: The High School Environment and the Gender Gap in Science and Engineering - Joscha Legewie (Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung,WZB) e Thomas A. DiPrete (Columbia University).

voltar para seminário e agenda
Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap