difusão científica Seminários e Agenda Mesa Redonda Governança municipal: Gestão, Financiamento e participação

Mesa Redonda Governança municipal: Gestão, Financiamento e participação

15/12/2015

O evento, será mediado por Eduardo Marques (pesquisador do CEM e prof. livre-docente do DCP/USP), e contará com as exposições de três convidados: Ednaldo Ribeiro (Universidade Estadual de Maringá), José Roberto Afonso (Instituto Brasiliense de Direito Público e  IBRE/FGV) e Ursula Peres (EACH/USP). 

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O evento, mediado por Eduardo Marques (pesquisador do CEM e prof. livre-docente do DCP/USP), contou com as exposições de três convidados: Ednaldo Ribeiro (Universidade Estadual de Maringá), José Roberto Afonso (Instituto Brasiliense de Direito Público e  IBRE/FGV) e Ursula Peres (EACH/USP).  O professor Ribeiro abordou em sua apresentação "A participação política no Brasil, entraves para engajamento cívico". Participou através de videoconferência, o economista, J.R. Afonso quem se deteve no sistema tributário brasileiro, abordando o ajuste fiscal e formas de inovação no financiamento. A professora Ursula Peres realizou uma apresentação abordando diversos aspectos relativos ao orçamento público e à sistematização das políticas públicas.

Esta mesa-redonda teve a proposta de reunir diferentes especialistas sobre gestão municipal, que abordaram esta questão a partir de diferentes dimensões e perspectivas analíticas. A gestão, o financiamento e a participação parecem ser os grandes desafios contemporâneos da governança municipal. Entretanto, têm sido examinados e discutidos de forma isolada, o que implica que as soluções propostas para cada  dimensão estejam frequentemente em conflito. Esta mesa pretende proporcionar uma oportunidade para discutir estas diferentes dimensões de modo mais abrangente. Quais os principais entraves ao financiamento das políticas públicas nos municípios? Quais os principais desafios contemporâneos da gestão municipal? Quais os avanços e desafios para o fortalecimento da participação no plano municipal?

voltar para seminário e agenda
Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap