difusão científica Seminários e Agenda Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios

Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios

29/06/2016

SEMINÁRIO METODOLÓGICAS CEM - MÉTODOS EM MOVIMENTO: AS PESQUISAS TRASNACIONAIS E SEUS DESAFIOS

Resumo geral: Parece haver consenso, no campo dos estudos urbanos, em torno do potencial heurístico do que se tem convencionado chamar de “desnaturalização do nacional” (Cf. Urry 2008; Sheller 2012) como referente de pesquisa. Mas como viabilizar, no chão empírico, investigações qualitativas de cunho comparativo e transnacional? Este seminário pretende refletir sobre os desafios, as potencialidades e as armadilhas dos trabalhos sociológicos que se ocupam da dimensão propriamente empírica da globalização, buscando oferecer um panorama de seus desenhos de pesquisa, assim como de seus métodos de coleta e de interpretação de dados.

Sobre a palestrante: Bianca Freire-Medeiros, professora do Dept. de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do UrbanData - Brasil (banco de dados sobre o Brasil Urbano). Possui graduação em Ciências Sociais pela UERJ, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ. Seu doutorado foi em História e Teoria da Arte e da Arquitetura (Universidade de Binghamton, NY). Como docente e pesquisadora tem procurado consolidar o chamado Paradigma das Novas Mobilidades a partir, sobretudo, do diálogo com o grupo de pesquisadores que gravitam em torno do CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University), onde realizou seu estágio de pós-doutoramento sob supervisão de John Urry.

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O último evento da série Metodológicas-CEM no primeiro semestre/2016 recebeu a Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros, do depto. de Sociologia USP, quem abordou "Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios" relacionado a suas investigações e às redes de pesquisa em temáticas relacionadas a pobreza, segregação e favelas: Brasil (Rio de Janeiro), África do Sul e Índia. Assim, com base no novo paradigma das mobilidades e na sociologia da crítica, Medeiros discutiu as articulações discursivas empregadas pelos atores sociais envolvidos na comercialização dessas áreas (Mercado turístico: slums/favelas/townships e excursões pagas a localidades associadas à pobreza e à segregação) para legitimar ações que, via de regra, são alvos de julgamentos morais. Discutiu ainda questões relacionadas à pesquisa etnográfica dentro deste universo.

voltar para seminário e agenda