difusão científica Seminários e Agenda Seminário sobre desigualdades de acesso e de uso da Internet no espaço urbano

Seminário sobre desigualdades de acesso e de uso da Internet no espaço urbano

28/10/2019 - 14h às 19h

Evento do Cetic.br/NIC.br, Centro de Estudos da Metrópole e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento será realizado no dia 28/10 e recebe inscrições gratuitas.

O atual cenário de acesso e de uso da Internet no espaço urbano, bem como os impactos das desigualdades on-line para as políticas públicas de inclusão digital, serão discutidos em São Paulo no dia 28 de outubro durante o Seminário “Mapeando as desigualdades digitais: novas metodologias e evidências para políticas públicas”.

Realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o evento também integra o projeto internacional DiSTO – From Digital Skills to Tangible Outcomes (Das habilidades digitais aos resultados tangíveis), liderado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Os interessados em participar do Seminário devem inscrever-se gratuitamente no endereço: http://mapeandodesigualdadesdigitais.cetic.br/. A diretora do CEM-Cepid/Fapesp, professora Marta Arretche, é uma das palestrantes do evento. 

Com participação de especialistas nacionais e internacionais, a programação do evento contará com a realização de dois painéis, e marcará o lançamento da publicação da pesquisa TIC Domicílios 2018 e do Estudo setorial: “Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo". Partindo do estudo de caso de São Paulo, maior metrópole do país, o livro apresenta dados que buscam compreender a relação entre desigualdades digitais e sociais e como o acesso e o uso da rede estão disseminados no território urbano.

"Ainda que a cidade de São Paulo, por exemplo, tenha avançado de maneira mais acelerada que a média nacional em termos de usuários conectados, o olhar para as métricas no interior do município mostra desigualdades importantes. Esse tipo de análise é importante para o desenho de políticas urbanas mais efetivas", comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O Seminário reunirá, em seu primeiro painel intitulado “O território importa: inovações metodológicas para a medição de desigualdades digitais no nível local”, Ellen Helsper (London School of Economics and Political Science), Tomás Wissenbach (Cebrap), Luis Claudio Kubota (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA) e Graziela Castello (Cebrap). A diretora do CEM-Cepid/Fapesp, Marta Arretche, será uma das debatedoras da segunda mesa do encontro, que discutirá as relações entre políticas públicas e as desigualdades digitais e sociais, e contará também com as presenças de Karen Mossberger (Arizona State University), Francisco Gaetani (EBAPE/FGV) e Fabio Senne (Cetic.br).

As inscrições são gratuitas: http://mapeandodesigualdadesdigitais.cetic.br/. Vagas limitadas.
Não haverá transmissão pela Web. Mais informações sobre a agenda disponíveis no site do evento.


Anote na Agenda  

Seminário “Mapeando as desigualdades digitais: novas metodologias e evidências para políticas públicas”
Com o lançamento das publicações: TIC Domicílios 2018 e Estudo Setorial: Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo

Data: 28 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14h às 19h
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11.541 - 2º andar - Brooklin, São Paulo-SP  

(Informações e texto da assessoria de comunicação do evento.)
 

Fotos do evento:

Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap