O II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas, realizado em 29 de setembro de 2016 na EACH/USP, reflete parte das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da Linha de Pesquisa: Estado, Administração Pública e Gestão Social. A mesa “Dimensões Intraorganizacionais no Setor Público: Planejamento Governamental, Inovação na Administração Municipal e Gestão de Pessoas”, da qual participaram os docentes do programa Andrea Leite Rodrigues e Fernando Coelho, e o convidado da FEI, Edson Sadao, relacionam debates sobre planejamento governamental, comportamento organizacional e gestão de pessoas, especialmente no contexto do municipalismo brasileiro, refletindo resultados de pesquisas e orientações no âmbito do projeto de pesquisa ‘Gestão Pública no
Brasil Contemporâneo’ e do projeto de pesquisa ‘Pessoas, Organizações e Sociedade’. 

Já a segunda mesa, Parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o Estado para a Provisão de Políticas Públicas, traz os docentes do programa José Veríssimo Romão Neto e Patricia Mendonça, além da convidada Aline Souza da FGV Direito SP, para debaterem a importâncias das OSCs- organizações da Sociedade Civil- na atuação conjunta com o Estado em diferentes momentos do ciclo das políticas públicas.

O III Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas, realizado em 20 de outubro de 2017 na EACH/USP, tem a mesma proposta de dar luz ás pesquisas e produções realizadas no âmbito do programa, mas num formato diferente, privilegiando o debate interinstitucional com os programas da UNIFESP e da EAESP/ FGV, bem como a inserção social através de convites realizados a profissionais e representantes do poder público.

A primeira mesa Planejamento, Gestão Pública e Qualidade do Gasto Público: Desafios e Experiências reflete debates realizados na Linha de Pesquisa Estado, Administração Pública e Gestão Social, no âmbito do projeto de pesquisa ‘Planejamento e Orçamento’. Os professores do programa Jaime Crozatti e Ana Carla Bliacheriene, debatem com Ricardo Bueno da UNIFESP e com o gestor público Alexandre Guerra que estava então na Prefeitura
de Osasco.

As outras mesas refletem debates realizados na Linha de Pesquisa Sociedade, Instituições e Políticas Públicas. A mesa ‘Políticas Urbanas: possibilidades e Desafios na Atualidade Brasileira’, contou com a docente do programa Ursula Peres, além de Eduardo Marques da FFLCH-USP e de João Whitaker da FAU-USP, e se articulam com os debates realizados no âmbito do projeto de pesquisa Análise de Políticas Públicas no contexto Federativo.

Já a última mesa, ‘Tecnologia, dados abertos e aprofundamento da democracia: reflexões e experiências’, contou com a participação de Maria Alexandra Cunha e Ana Luiza Aranha da EAESP-FGV, Luciana Massaro Onusic da UNIFESP, e das gestoras públicas Dulce Helena Cazzuni, na ocasião na Prefeitura de Osasco, e Fernanda Campagnucci então da Prefeitura de SP, esta mesa se relaciona com as orientações e produções acadêmicas realizadas no projeto de pesquisa do programa de GPP intitulado ‘ Transparência governamental, acesso
à informação e monitoramento das políticas públicas’. 

Já na terceira parte desta publicação, apresentamos os principais resultados das pesquisas produzidas no âmbito do Programa entre 2013 e 2017, com destaque para a produção dos discentes e suas dissertações.
 

Ficha Técnica
Autor
Ursula Peres, Patrícia Mendonça, Diego Vargas.
Título II e III Colóquio de estudos em gestão de políticas públicas
Ano de Publicação
2019
Citação

PERES, Ursula; MENDONÇA, Patrícia; VARGAS, Diego. (eds.). II e III Colóquio de estudos em gestão de políticas públicas. São Paulo: Each/Usp, 2019. 207 p.
 

voltar para livros
Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap