difusão científica Seminários e Agenda Regulating urban platform capitalism: conflicts over short-term rental housing in European cities

Regulating urban platform capitalism: conflicts over short-term rental housing in European cities

18/04/2024 - 18/04/2024

 

Regulação nas plataformas de aluguel de curto prazo em cidades europeias
é tema de seminário internacional CEM e DCP-USP


Claire Colomb, da Universidade de Cambridge, será a palestrante.
Ela é pesquisadora associada internacional do CEM.

No dia 18 de abril, às 17h30, será realizado o seminário internacional Regulating urban platform capitalism: conflicts over short-term rental housing in European cities, com Claire Colomb, professora da Universidade de Cambridge. O evento é promovido pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) em parceria com os seminários do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP). A apresentação será em inglês, sem tradução simultânea. Acontecerá na modalidade presencial, na Sala 14 do Prédio das Ciências Sociais na FFLCH-USP, mas terá transmissão pelo canal da FFLCH no Youtube. O seminário é aberto ao público em geral e não é preciso fazer inscrição.

Colomb é pesquisadora na área de Planejamento, Políticas Públicas e Estudos Urbanos da Universidade de Cambridge na Inglaterra. É licenciada em Ciências Sociais e Política pela Sciences Po Paris (1998) e doutora em Planejamento Urbano pela University College London (2008). Antes de ingressar na Universidade de Cambridge, foi professora de Estudos Urbanos e Planejamento na Bartlett School of Planning, University College London (2005-2023), e desenvolveu projetos para o programa europeu de cooperação transnacional INTERREG IIIB Noroeste da Europa (2002 -2004). Nos últimos 25 anos viveu, trabalhou e pesquisou na França, Reino Unido, Alemanha e Espanha (Catalunha).

Claire Colomb (Foto: Universidade de Cambridge)

A sua experiência e interesses em pesquisa abrangem o planejamento urbano e regional, políticas públicas, estudos urbanos, política e sociologia. Ela tem um forte histórico de envolvimento público com comunidades profissionais e formuladores de políticas, tendo apresentado evidências ou oferecido aconselhamento, entre outros, ao bairro londrino de Hackney, ao governo da cidade de Barcelona, ​​ao Comitê de Meio Ambiente Construído da Câmara dos Lordes do Reino Unido e à Comissão Europeia. Ela também se envolveu em colaborações voluntárias com grupos de cidadãos em questões de planejamento e desenvolvimento urbano.

O relatório sobre a regulamentação do arrendamento de curta duração mediado por plataformas na Europa, elaborado em 2021 em parceria com Tatiana Moreira de Souza, que atua na Universidade de Liverpool, recebeu o Prêmio RTPI Sir Peter Hall 2022 de Excelência em Investigação e Engajamento. Esta pesquisa analisa a forma como os intervenientes públicos de 12 grandes cidades europeias tentaram regular os aluguéis de curta duração mediados por plataformas.

Atualmente, Claire Colomb está concluindo um livro em conjunto com Thomas Aguilera, professor da Sciences Po Rennes, e Francesca Artioli, da Universidade Paris Est - Escola de Planejamento Urbano de Paris, no qual analisam como e por que o fenômeno global de aluguéis de curto prazo mediados por plataformas encontrou formas muito diferentes de politização e respostas regulatórias nestas 12 cidades europeias. Este é o tema da sua apresentação no seminário. O livro, a ser publicado em 2024 pela Wiley-Blackwell na série de estudos urbanos do IJURR, contribuirá para os debates sobre a ascensão do que os autores chamam de “capitalismo de plataforma” e as suas implicações para as cidades; nos fluxos globais de mobilidade e nos impactos da economia dos visitantes urbanos; e na transformação dos mercados habitacionais urbanos sob a mudança para o capitalismo baseado em ativos. 

Este projeto comparativo nasceu da colaboração e intercâmbio intelectual com os membros da rede de pesquisa 'O que é governado e não governado nas grandes metrópoles', liderada pela Sciences Po Paris (grupo de pesquisa Cities are Back in Town), com a UCL Bartlett School de Planejamento (Londres), a Universidade Milano-Bicocca (Milão), o Centro de Estudos da Metrópole (São Paulo) e o Colegio de México (Cidade do México).

Claire Colomb é autora do livro Staging the New Berlin: Place Marketing and the Politics of Urban Reinvention post-1989 (Routledge, 2011); coautora do livro European Spatial Planning and Territorial Cooperation (Routledge, 2010, com S. Dühr e V. Nadin); e coeditora de Protest and Resistance in the Tourist City (Routledge, 2016, com J. Novy). Ela é, ainda, copresidente (2023-2027), juntamente com a professora Alberta Andreotti, da Universidade Milano-Bicocca, do Comitê de Pesquisa em Sociologia Urbana da Associação Internacional de Sociologia (RC21-ISA), a principal rede científica internacional em sociologia e estudos urbanos. Para saber mais sobre a pesquisadora, clique aqui.

O calendário completo dos Seminários da pós do DCP-USP está disponível aqui.

SERVIÇO:
Seminário Internacional “Regulating urban platform capitalism:
conflicts over short-term rental housing in European cities”

Com: Claire Colomb, professora da Universidade de Cambridge
Quando: 18 de abril de 2024
Horário: 17h30
Onde: Sala 14 - Prédio das Ciências Sociais da FFLCH-USP. 
Av Professor Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. São Paulo.
Transmissão pelo Youtube: https://youtube.com/live/3BzbsLEau1s
Apresentação será em inglês, sem tradução simultânea. Não é preciso fazer inscrição prévia.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097

 

Fotos do evento:

Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap