Dicas sobre como escrever e publicar textos acadêmicos é tema do podcast Urbanidades

No especial “Na cozinha da pesquisa”, Eduardo Marques, diretor do CEM, fala de estratégias para superar as dificuldades na redação e submissão de textos acadêmicos.

Janaína Simões

O episódio 101 do podcast Urbanidades traz o tema “Como escrever e publicar textos acadêmicos?”, em que Eduardo Marques, diretor e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapep), fala de estratégias para superar as dificuldades dos acadêmicos na redação e submissão de textos. É o último episódio do especial “Na cozinha da pesquisa”, em que integrantes do CEM abordam aspectos metodológicos e práticos na realização de pesquisas. Apesar do foco ser as Ciências Sociais, este episódio, em particular, traz dicas preciosas que podem ser aplicadas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.

Último episódio de "Na cozinha da pesquisa"

Isis Fernandes, Bruno Vieira Borges e Jacqueline Custodio da Silva, da equipe do Urbanidades, entrevistaram Marques neste episódio. Pesquisador e professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), ele coordena no CEM o projeto "Governança em grandes metrópoles em perspectiva comparativa". Marques também é editor do International Journal of Urban and Regional Research (IJURR), uma das mais importantes publicações internacionais sobre estudos urbanos, o que lhe trouxe a experiência também de quem avalia artigos científicos para publicação. 

“As sugestões que foram trazidas no podcast nasceram de um diagnóstico de problemas ou dúvidas recorrentes que a gente observa entre os alunos de graduação e pós-graduação e que também já enfrentamos em nossa própria carreira, como pesquisadores e professores”, afirma Marques. “A ideia foi apresentar dicas que possam encurtar o caminho de aprendizado de quem se interessa por desenvolver uma carreira acadêmica, focando na produção e publicação de textos, sejam os de conclusão de disciplinas, artigos para publicações científicas, até as dissertações e teses”, completa. 

No podcast, Marques traz dicas sobre como superar um possível bloqueio criativo que muito comumente impede o início da escrita de um texto. Também fala sobre como construir argumentos e traduzi-los com eficácia e como utilizar de forma competente e sem exagero as citações,  e também elementos gráficos como tabelas, gráficos, mapas, fotografias e gravuras. Há, ainda, conselhos preciosos sobre como fazer uma revisão bibliográfica que realmente contribua com a pesquisa e o texto, de forma a não se tornar uma simples listagem de autores e obras. Marques também fala sobre como lidar com as altas expectativas dos resultados, algo que é muitas vezes alimentado durante a pesquisa e que pode atrapalhar no andamento do estudo e na própria redação de textos relacionados a ela. 

O professor destaca que o ato de publicar não é resultado automático do trabalho da pesquisa, mas deve ser encarado como uma atividade entre as muitas realizadas pelos cientistas: é algo que consome tempo e energia, e deve ser bem planejado, desde a escolha do periódico para se publicar até a redação em si. A seguir, o pesquisador dá alguns conselhos para ser mais eficaz nas publicações, e inclusive sobre como lidar, de forma construtiva, com as rejeições. Marques ressalta a importância de se incentivar a atividade de escrita, mas sempre ligada ao fortalecimento do ensino de como se fazer pesquisa, e finaliza o podcast com um balanço da sua própria experiência e formação como professor e pesquisador. 

Ouça o podcast na íntegra aqui.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Sobre o Urbanidades:
O Urbanidades é produzido por uma equipe de estudantes vinculada ao UrbanData-Brasil/CEM, banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM. O canal ficou entre os 5% podcasts mais compartilhados na categoria educação do
Spotify em 2022.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097