Ipea lança livro “Implementando Desigualdades” no CEM

Seminário conjunto teve presença de Roberto Pires, organizador da publicação, e de Ernesto Isunza Vera, autor de dois capítulos. Pesquisadores do CEM também participam da obra.

Janaína Simões

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), acabam de lançar o livro “Implementando Desigualdades: Reprodução de Desigualdades na Implementação de Políticas Públicas”. Para marcar a ocasião, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promoveu, no dia 25 de junho, um seminário conjunto com o instituto, nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

Foram palestrantes Roberto Pires, pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST) do Ipea, organizador do livro; e Ernesto Isunza Vera, pesquisador e professor do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) do México, autor de dois capítulos. Gabriela Lotta e Renata Bichir, pesquisadoras do CEM, participaram dos estudos e redação de capítulos que tratam sobre a burocracia de nível de rua, implementação de políticas intersetoriais e ação de agentes comunitários de saúde. 

A mesa foi mediada por Adrian Gurza Lavalle, pesquisador do CEM, que organizou e abriu o evento. “O livro trata de temas relevantes que vêm sendo trabalhados por nossos pesquisadores no CEM. O tema desigualdades é um eixo basilar da nossa atuação”, disse ele, ao explicar o que motivou a realização do seminário. Segundo ele, um dos méritos iniciais do livro é tratar desigualdades como fenômeno multidimensional, que olha para além da economia, já que uma explicação excessivamente centrada em aspectos econômicos não explica adequadamente a produção e a reprodução das desigualdades.

(Foto: Janaína Simões - Assessoria de Comunicação/CEM)

Gurza Lavalle destacou ainda que o livro considera que estudar desigualdades passa pelo processo de construção de sujeitos, pelas interseccionalidades e como estas interagem com a política pública, observada também do ponto de vista da sua implementação. Ele também falou sobre o papel do Estado, discussão contida no livro. Esse papel pode tanto reduzir quanto reproduzir desigualdade, o que pode ser estudado e observado, sobretudo, quando se estuda a implementação das políticas públicas. O livro, de acordo com Gurza Lavalle, oferece resultados de pesquisa que avaliam a relação entre desigualdade e implementação se debruçando sobre os agentes públicos responsáveis por al implementação e sobre as interfaces de interação entre os agentes e a população-foco das políticas. 

O livro tem 30 capítulos e contou com a participação de 18 autores nacionais e sete internacionais. Ele está disponível para download, gratuitamente, no site do Ipea.  

Veja no álbum do CEM no Flickr as fotos do evento