Livro publicado pelo CEM recebe menção honrosa no 6º Prêmio Abeu 2020

Organizado por Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, “As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT” foi destaque na categoria Ciências Sociais.

O livro “As políticas da política: desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT”, publicação do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) organizada por Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria e publicada pela Editora Unesp, recebeu o prêmio de Menção Honrosa na categoria Ciências Sociais do 6º Prêmio ABEU 2020. Os nomes dos vencedores da premiação, promovida pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), foram anunciados em uma cerimônia realizada virtualmente na última quinta-feira (26/11).

O livro contém uma série de análises sobre as políticas inclusivas produzidas desde a redemocratização, que redesenharam uma parte substancial das instituições e de nosso sistema de proteção social. A publicação foi feita a partir de pesquisa desenvolvida pela equipe do CEM e por parceiros. O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e está sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A Fapesp apoiou a publicação da obra.

Sobre o livro

O livro está à venda no site da Editora Unesp e discute as políticas públicas (policies) e as dinâmicas políticas que as cercam (politics), produto simultaneamente das continuidades políticas vivenciadas pela democracia brasileira recente e das mudanças de orientação ligadas aos princípios e ideologias dos partidos no poder.

São abordadas diversas políticas setoriais, partindo das configurações institucionais herdadas por cada partido que chegou ao governo, bem como as mudanças que introduziram. Os 16 artigos que compõem o livro tratam de questões como a agenda de proteção social, a efetividade das políticas de redistribuição de renda e políticas de saúde, educação, assistência social, urbanas, de infraestrutura, de desenvolvimento, racial, indígena e tributária e orçamentária, além da política externa, sempre em suas relações com a desigualdade social e econômica, e de forma empiricamente embasada, teoricamente orientada e com rigor científico.

Coube a Marta Arretche, pesquisadora do CEM, a Eduardo Marques, diretor do CEM (ambos professores titulares do Departamento de Ciência Política da USP), e a Carlos Aurélio Pimenta de Faria (professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas) a organização do volume. Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas no site do CEM.

​​​​​​​

Na cerimônia de anúncio dos vencedores da sexta edição do Prêmio ABEU, autores, organizadores, pesquisadores, designers e tradutores tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre os livros. “O Prêmio ABEU é o reconhecimento do ofício da produção universitária que permite levar à comunidade geral conhecimento científico e acadêmico, gerados nas nossas instituições de Ensino Superior”, destacou o vice-presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, no encerramento do evento. Os nomes de todos os premiados estão disponíveis no site da ABEU.