Maioria dos brasileiros acredita que progresso do País está condicionado à redução das desigualdades sociais

Diretora do CEM participou da elaboração e apresentação do relatório. Sociedade percebe problemas, mas não compreende real tamanho das desigualdades.

A grande maioria dos brasileiros (86%) acredita que o progresso do Brasil está diretamente ligado à redução da desigualdade econômica entre ricos e pobres, e 94% concordam que o imposto pago deve ser usado para beneficiar os mais pobres do país. Além disso, 77% dos brasileiros afirmam que defendem o aumento de impostos para as pessoas muito ricas para financiar políticas sociais. Esses são alguns dos resultados da segunda edição da pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha "Nós e as Desigualdades 2019".

A Oxfam Brasil faz parte de uma confederação global que conta com 19 organizações atuando em 93 países no combate à desigualdade e pobreza. A pesquisa foi feita nacionalmente entre os dias 12 e 18 de fevereiro deste ano e foi encomendada com o objetivo de ampliar o debate sobre as desigualdades no país. O levantamento indica que a sociedade brasileira percebe os problemas da distribuição de renda no país, mas ainda não compreende o real tamanho das desigualdades brasileiras. 

A diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Marta Arretche, colaborou para a elaboração do relatório.

 

Marta Arretche, em evento da Oxfam Brasil. (Foto: Léu Britto - Dicampana / Oxfam Brasil)

No dia 09 de abril, ela integrou o Painel 2, que tratou do tema “Políticas públicas para redução de desigualdades”, ao lado da economista e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luana Passos, e da jornalista da Globo News e CBN, Flávia Oliveira, com mediação da jornalista da TV Cultura, Adriana Couto. Nele, os participantes falaram sobre as políticas voltadas à redução das desigualdades versus a expectativa da população, sobre as políticas que podem trazer maior impacto nessa diminuição e o que é preciso para expandi-las, entre outros assuntos. 

Leia a notícia completa sobre o relatório “Nós e as Desigualdades 2019” no site da Oxfam Brasil ou acesse o documento diretamente aqui.

País estagnado
Além de ter colaborado com essa que é a mais recente pesquisa da Oxfam Brasil, o CEM também participou de um estudo divulgado no final do ano passado sobre o mesmo tema: “País Estagnado: Um Retrato das Desigualdades Brasileiras 2018”. Nele, a entidade mostra que o ritmo da redução das desigualdades no Brasil diminuiu. A notícia do lançamento dessa pesquisa está disponível no site da organização, assim como o relatório na sua íntegra

(Com informações da Oxfam Brasil)
 


Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097
E-mail: contato@centrodametropole.org.br