Novo livro: Teorias e Análises sobre Implementação de Políticas Públicas no Brasil

Obra é organizada pela pesquisadora do CEM, Gabriela Lotta, e discute conceitos e implementação de políticas setoriais específicas.

Janaína Simões

A pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), Gabriela Spanghero Lotta, é a organizadora do livro “Teorias e Análises sobre Implementação de Políticas Públicas no Brasil”, que acaba de ser publicado e lançado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A obra reúne artigos de 21 pesquisadores, de várias instituições, que trazem discussões conceituais e aborda a implementação de políticas públicas setoriais específicas.

Além de organizadora, Lotta é autora do primeiro capítulo, “A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para análise de políticas públicas”. Nele, ela faz um síntese da literatura internacional sobre a implementação de políticas públicas, mostrando alguns dos principais recortes teóricos, metodológicos e temáticos. 

Outro capítulo produzido pela equipe do CEM trata da “Implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios brasileiros”, de autoria dos pesquisadores Renata Bichir, Sergio Simoni Jr. e Guilherme Pereira, todos do CEM. Os autores buscam, por meio de um estudo empírico, analisar os sistemas nacionais de políticas públicas e os efeitos na sua implementação. Este capítulo apresenta resultados de pesquisas obtidos no projeto “Para além da transferência de renda? Desafios da articulação intersetorial de políticas sociais”, coordenado por Bichir no CEM, e que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

O livro é resultado das discussões travadas no I Seminário Nacional de Estudos sobre Políticas Públicas, realizado em 2018 e organizado pela ENAP em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em Brasília. 

A versão completa do livro está disponível para download gratuito no site da ENAP.