Pesquisadores europeus discutem políticas públicas urbanas e sociais nos Seminários Internacionais CEM

Yuri Kazepov, da Universidade de Viena, e Patrick Le Gàles, da Sciences Po Paris, são os palestrantes.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promove na próxima segunda e terça-feira (2 e 3 de março), na Universidade de São Paulo (USP), os “Seminários Internacionais CEM”, em que serão discutidas as políticas públicas focadas no urbano e no social no contexto europeu. Os palestrantes convidados são Yuri Kazepov, da Universidade de Viena, e Patrick Le Galès, da Sciences Po Paris. Ambos integram o Comitê Internacional de Pesquisa do CEM, estarão visitando o centro para discutir nossos resultados de pesquisa essa semana.

Na segunda-feira (02/03), às 17h, Yuri Kazepov vai abordar o tema “From citizenship to citi(y)zenship: social innovation in urban contextos (a European Multilevel Perspective)”. Em sua palestra, ele deve falar sobre a forma como as políticas sociais e de bem-estar são governadas na Europa, considerando as várias escalas simultâneas, cada qual com seus atores, processos e instituições. 

Kazepov é especialista em políticas sociais e políticas urbanas. Suas pesquisas focam as dinâmicas de governança multinível, que envolvem a consideração de diferentes níveis de decisão - inclusive o nível supranacional, no caso da União Europeia -, e também a multiplicidade crescente de atores (estatais, da sociedade civil, do mercado) envolvidos na provisão de políticas públicas.

Na terça-feira, às 17h30, ocorrerá o seminário de Patrick Le Galès “The governance of the Parisian region”. Ele analisa atores estatais e não estatais em diversos setores de política pública, observando, portanto a intersetorialidade, os padrões de governança e de participação social na região de Paris. 

No seminário, Le Galès irá discutir, conceitual e empiricamente, dinâmicas de governança de políticas em Paris, com foco em políticas urbanas. O conceito de governança abarca a interação entre atores estatais e não estatais envolvidos em processos de produção de políticas públicas cada vez mais complexos, em arenas formais e informais. Essa agenda analítica embasa projeto comparativo sobre governança de políticas urbanas coordenado pelos professores Patrick Le Galès e Eduardo Marques no CEM.

O seminário tem como público alvo estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e gestores públicos envolvidos com essa temática, mas é aberto a todos os interessados pelo assunto. A entrada é livre e não é preciso fazer inscrição. Não haverá tradução simultânea. Mais informações pelo telefone (11) 3091-2097 e pelo e-mail imprensa.cem@usp.br

Serviço:
Seminários Internacionais CEM

Dia 2 – 17h às 18h - Yuri Kazepov, Universidade de Viena
"From citizenship to citi(y)zenship: social innovation in urban contextos (a European Multilevel Perspective)”

Dia 3 – 17h30 às 18h30 - Patrick Le Galès, Sciences Po Paris
“The governance of the Parisian region”

Local: Ambos os seminários serão realizados na Sala 14 – Prédio das Ciências Sociais (FFLCH-USP)
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 315. 


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do CEM
Janaína Simões
Fone (FFLCH-USP): 55 (11) 3091-2097
E-mail: imprensa.cem@usp.br