Seminário discute políticas e financiamento públicos na produção do espaço urbano 

Realizado de forma online em 15 e 16 de dezembro, evento apresentará pesquisas que trazem elementos para uma melhor reflexão sobre o papel do fundo público no contexto urbano.

Janaína Simões

Nos dias 15 e 16 de dezembro, pesquisadores de diversas áreas e instituições discutirão o papel e relação entre as políticas públicas, o financiamento público e a produção do espaço urbano. O Seminário de Pesquisa “Produção do Espaço Urbano e Finanças Contemporâneas: o Papel do Fundo Público” será online e é organizado pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabHab/FAU-USP), pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) e pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), parceira do evento. 

O evento será realizado entre 14h30 e 18h em ambos os dias. A transmissão ao vivo será pelo canal da FAU-USP no Youtube (dia 15 – https://youtu.be/Np3ZQKfo9M8; dia 16 – https://youtu.be/O7REmRslwtU) e pelo perfil do LabHab no Facebook (@labhabusp).

Dia 15:

Dia 16: 

​​​​​​​

Em cada mesa temática, cientistas apresentarão resultados parciais ou finais de suas pesquisas. A primeira mesa vai tratar do tema “Orçamento público e financiamento de políticas públicas”. A segunda tratará das “Políticas públicas e governança do desenvolvimento urbano no município de São Paulo”. A mesa 3 abordará o tema “Financiamento do desenvolvimento urbano no Brasil. A última mesa abre espaço para debate e encerramento.

Várias pesquisas desenvolvidas por integrantes do CEM serão apresentadas. Lauana Simplício Pereira falará sobre a alocação de recursos para a educação no Estado de São Paulo. Samuel Ralize de Godoy tratará do tema “Burocracia. Orçamento e Políticas Públicas”. Betina Saruê discutirá os arranjos e impactos de grandes projetos urbanos, enquanto Marília Rolemberg Lessa falará sobre operações urbanas consorciadas em São Paulo. Guilherme Nascimento Minarelli abordará a origem das receitas da prefeitura paulistana entre 1988 e 2019, e Telma Hoyler apresentará a relação entre vereadores, eleitores e orçamento. 

No encerramento, Eduardo Marques, diretor do CEM e professor do Departamento de Ciência Política da USP, será o debatedor, com participação ainda de Ursula Peres, pesquisadora do CEM e professora da EACH-USP, e Luciana Hoyler, do LabHab/FAU-USP. 

Confira aqui a programação, com os nomes dos apresentadores e debatedores.