difusão científica Seminários e Agenda Curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social

Curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social

27/06/2018

SIG (Sistema de Informações Geográficas)

O SIG (Sistema de Informações Geográficas) mantido pelo CEM compreende mais de 40 bases de dados integradas e veio preencher lacunas de informação territorial deixadas pelo poder público havia pelo menos duas décadas.

Para ampliar o uso desses dados, CEM e Inpe desenvolvem software livre a partir do programa TerraView, de forma a torná-lo amigável a usuários menos especializados. Também são promovidos cursos regulares sobre geoprocessamento, que já capacitaram mais de 900 profissionais – muitos deles ligados a agências e órgãos públicos.

Software TerraView Política Social

O CEM, em parceria com a Divisão de Processamento de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE), e dentro do escopo do Programa Espaço e Sociedade, uma iniciativa do INPE para aproximar as inovações derivadas do Programa Espacial Brasileiro às necessidades de ferramentas para melhor informar o desenho de políticas públicas no país, disponibiliza aqui o software de geoprocessamento TerraView  Política Social.

Apresentado em sua primeira versão em junho de 2007, o novo programa TerraView Política Social 4.2.2 foi lançado em maio de 2014 e aumenta em muito o escopo de possibilidades do uso da tecnologia do geoprocessamento. Com um novo layout, novas ferramentas e facilidades de importação de arquivos, o Terra View Política Social se consolida como um importante suporte nas pesquisas que buscam compreender melhor as relações espaciais e o lugar dos dados.

Com a oferta cada vez maior de bases de dados cartográficas digitais, tanto pela página do CEM, quanto pela web, a nova versão do TerraView Política Social 4.2.2 amplia as oportunidades de se trabalhar com os mais diversos tipos de arquivo cartográfico, facilitando as apresentações e os resultados obtidos ao longo das mais variadas pesquisas.

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais. A possibilidade de acesso ao software TerraView – Política Social integra uma parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-INPE). Essa parceria tem como principal foco atrair novos pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação, dentre outros profissionais, apresentando uma visão nova sobre a importância de se produzir análises e interpretações espaciais a respeito da realidade social de nossas áreas urbanas.

O aplicativo faz parte da família do software TerraView, desenvolvido pelo INPE e permite visualizar e explorar dados geográficos. O TerraView Política Social foi customizado em um arranjo institucional que envolveu o INPE, o CEM e a iniciativa privada através uma empresa contratada para desenvolver o produto a partir do software livre. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas, voltados em especial para a área de políticas sociais (educação, saúde, transferência de renda e habitação).

A parceria objetiva ainda que pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação, entre outros, possam usufruir de condições técnicas para produzir análises e interpretações espaciais a respeito da realidade social de nossas áreas urbanas.

A geração de mapas e gráficos é feita a partir de dados dos setores censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ao serem cruzados com informações específicas (indicadores, por exemplo) possibilita a identificação dos pontos a serem averiguados.

O curso é na modalidade presencial.

terraview-1792-mix_site-1.jpg terraview-1792-mix_site-2.jpg terraview-1792-mix_site-3.jpg

Como parte desta proposta, o CEM oferece o curso de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social aos interessados não-especialistas em aprofundar seus conhecimentos sobre o programa. Entre abril de 2007 até junho de 2017, 807 profissinais e estudantes já participaram da capacitação, são alunos que atuam nas áreas de educação e habitação, entre outras. 

Em 2014 o curso foi reformulado tendo em vista a atualização do software. Propicia uma visão geral do sistema e com isso os participantes aprendem a usar as ferramentas básicas, ficando habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos.  

O treinamento presencial se destina a usuários não especialistas ligados principalmente à área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda, habitação e também pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação. Mais de mil pessoas já fizeram a capacitação.


A capacitação aborda os tópicos:

  • Fundamentos de Geoprocessamento;
  • Estrutura do programa: Banco de Dados, Planos de Informação, Vistas e Temas, Importação de Dados Vetoriais, Seleção de Objetos;
  • Ferramentas de Análise Básicas: Consultas Espaciais, Consultas por Atributo, Mapas Temáticos, Gráficos, Exportação para formato “.kml” e visualização no Google Maps;
  • Manipulação de Tabelas de Atributos: Importação e Integração de Dados oriundos de Tabelas de Dados de Origens Diversas, Seleção de Dados em uma Tabela, Manipulação da Área de Grade;
  • Operações Geográficas: Edição Vetorial básica,  Agregações, Soma, Intersecção, Diferença, Atribuição de Dados por Localização, Coleta, Distribuição, Overlay, Estimador por proporcionalidade de área, Criação de Áreas de Influência e Diagrama de Voronoi;
  • Geocodificação de Endereços.

Para realizar o curso TerraView Política Social não são necessários conhecimentos prévios de geoprocessamento, sendo voltado a todos os profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de informática e internet.


Os participantes recebem:

  • Apostila com os exemplos usados no curso;
  • CD com o programa TerraView Política Social e as Bases de Dados;
  • Certificado de conclusão de curso.

A duração total do curso é de 20 horas


Software, manual e bases de datos:

Faça o download clicando abaixo:

Indicação para pesquisadores:

Para citar o TerraView Política Social, sugerimos esta forma:

CEM. CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE.  TerraView Política Social versão 4.2.2. São Paulo: CEM, 2014. Disponível em: www.centrodametropole.org.br

Horário do curso:

No primeiro e no segundo dia: das 9 às 18 horas

No terceiro dia: das 9 às 13 horas


Local: 

CEM/Cebrap

R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana (em região próxima ao Metrô Ana Rosa)


Valores:

A capacitação Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social é realizada graças ao apoio das instituições e agências de fomento à pesquisa que financiam o Centro de Estudos da Metrópole. Graças a este auxílio o curso é oferecido com os valores a seguir e que visam ao custeio das despesas básicas para a sua efetivação.

  • Para o curso de junho/2018, no caso de pagamentos até o dia 13/6/18 o valor é R$ 500,00.
  • Para pagamentos do dia 14 ao dia 26/6/18, o valor é R$ 600,00.

Dados para pagamento:

  • Efetue depósito na Conta Corrente: 123739-X, Agência: 0300-X – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), CNPJ do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (62579164-000172).
  • Envie o comprovante de depósito via fax ou e-mail aos cuidados de Daniel W. T. da Silva. Fax. (011) 5574-5928 ou e-mail para danielt@cebrap.org.br (*)

(*) Em caso de cancelamento do curso o aluno será reembolsado integralmente ou transferido, a seu critério, para o próximo curso programado. Porém, em caso de desistência do curso por parte do aluno, o reembolso será de 50% do valor depositado.

Fotos do evento:

Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap