difusão científica Seminários e Agenda A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos

A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos

18/04/2017

SEMINÁRIO DE PÓS-DOUTORANDOS CEM: A GESTÃO DA POLÍTICA HABITACIONAL EM SÃO PAULO: AGENTES E ARRANJO, POR MAGALY PULHEZ

A pesquisadora pós-doutoranda pelo Centro de Estudos da Metrópole, Magaly Marques Pulhez (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo, USP) realizará no dia 18 de abril de 2017 o seminário "A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos".

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

A pesquisadora pós-doutoranda pelo Centro de Estudos da Metrópole, Magaly Marques Pulhez (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo, USP) realizou no dia 18 de abril de 2017 o seminário "A gestão da política habitacional em São Paulo: agentes e arranjos". O evento aconteceu na FFLCH/USP, Cidade Universitária, Campus Butantã.

A pesquisadora realizou uma breve apresentação de suas pesquisas tanto no mestrado e no doutorado e dentro desse escopo como as problemáticas  que atualmente pesquisa no seu pós-doutorado já apareciam. Em sua pesquisa atual, Pulhez aborda as interações entre Estado e empresas privadas nos formatos de gestão da política habitacional operada em território paulista. Empiricamente, são focalizadas as relações entre agências estatais (especialmente a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU e a Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo – SEHAB) e empresas de consultoria e gerenciamento, subcontratadas como prestadoras de serviços de apoio administrativo. O incremento da terceirização e o papel regulador do Estado nesse processo são elementos de debate para compreender a produção e a implementação da política, os interesses aí envolvidos e os arranjos institucionais a partir daí construídos e possivelmente constituídos como padrão de governança da política de moradia em São Paulo.

Em sua exposição, Magaly fez menção ao seu artigo publicado em 2016, parte do Dossiê Capitais do Urbano (Marques, Eduardo coord.):  A gestão da política habitacional em São Paulo. Novos Estudos Cebrap. n. 105, Julho/2016, p. 99-116. O acesso é livre, neste link.

voltar para seminário e agenda