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School choice and urban segregation in Paris suburbs

03/09/2010 10:00

Nesta sexta-feira, 3 de setembro, será realizado no CEM o seminário “School choice and urban segregation in Paris suburbs”.

O próximo seminário a ser realizado pelo CEM (Centro de Estudos das Metrópole) será “School choice and urban segregation in Paris suburbs” (Escolha de escolas e segregação urbana), que será apresentado pelo professor Marco Oberti (Science Po/Paris), nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, às 10h00.

O local do evento é o CEM/Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo.


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No dia 27 de agosto ocorreu a apresentação de Antonio Sérgio Guimarães e Renato Pedrosa sobre ações afirmativas no Brasil.

Seminário no CEM discute ações afirmativas

O professor do Departamento de Sociologia da USP, Antonio Sérgio Guimarães, e o professor Renato Pedrosa, da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp(COMVEST), apresentaram e discutiram resultados de pesquisas e avaliações sobre ações afirmativas em universidades públicas no seminário "Suplantando desigualdades? Favorecimento por cor e por origem escolar: um balanço". A diretora do CEM, Marta Arretche, destacou que a pesquisa comparada utilizada pelo pesquisador da USP ocupa um papel central na agenda interna da instituição. O evento aconteceu no CEM no dia 27 de agosto.

O professor Antonio Sérgio Guimarães apresentou a primeira rodada de resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Bahia, relativa ao ingresso ao curso de Medicina. Após esta fase inicial, a pesquisa vai incluir também os cursos de Enfermagem e Nutrição.

Ações Afirmativas na Unicamp foi o assunto da apresentação do professor Renato Pedrosa, que realizou um retrospecto das origens do programa, que adota o sistema de bonificação (para alunos de escolas públicas). Afirmou que os resultados do programa apontam para a importância das ações afirmativas para a universidade pública e ressaltou que na Unicamp a inclusão teve a preocupação de ser academicamente qualificada e que hoje a instituição conta com melhores alunos graças às ações.

O encontro aconteceu no CEM/Cebrap (Morgado de Mateus st, 615, Vila Mariana, São Paulo).

Fotos do evento:


PÓS-EVENTO

O professor Marco Oberti realizou, no dia 3 de setembro, uma exposição sobre as suas pesquisas quantitativas e qualitativas referentes ao modelo francês de integração para a área de educação no seminário “School choice and urban segregation in Paris suburbs” (escolha de escolas e segregação urbana nos subúrbios de Paris).

Em sua apresentação, Oberti declarou o seu interesse na abordagem feita sobre o tema no Brasil e destacou a importância alcançada na França da questão das políticas relativas à escolha de estabelecimentos de ensino com base no distrito (ações afirmativas), por ocasião das últimas eleições presidenciais. Por meio do resultado de suas pesquisas realizou uma abordagem crítica das políticas públicas naquele país, considerado por muitos um modelo quanto à questão da “mescla social”.

Alguns dos principais resultados de seus estudos relacionam-se aos efeitos das políticas de acesso à escola pública com base em distritos, tendo destacado que para as classes médias altas francesas a “mescla social” é considerada uma boa dimensão desde que não crie problemas na escola. Práticas como evitar a escolha de escolas locais não ocorrem somente para fugir da “mescla social” (com imigrantes e classes trabalhadoras), mas também pela lógica da busca da excelência no ensino.

Os limites dessa política envolvem questões relacionadas à regulação das solicitações (algumas escolas são muito procuradas em oposição a outras), o declínio das escolas formais comuns, a informação para famílias em situação desfavorável, a visão estratégica da escolha da escola, o valor do espaço local e da vizinhança, o apoio para a mobilidade e a etnicidade reforçada e a estigmatização que ocorre em algumas escolas.

As conclusões de suas pesquisas alertam para a importância de avaliar os resultados das ações afirmativas e das discussões sobre o tema, bem como o perigo de utilizar na França aquilo que é aplicado nos EUA, relativo a raça e etnicidade.

 

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