Avaliação das ações do programa São Paulo Carinhosa na região do Glicério (São Paulo)

Esse estudo teve como objetivo avaliar a Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo, conhecida como “São Paulo Carinhosa”. Tal política, institucionalizada por meio do Decreto No 54.278/2013, vigente entre agosto de 2013 e dezembro de 2016, tinha como objetivo promover o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, psicológico e social das crianças com idade entre zero e seis anos incompletos. Eram priorizados territórios e populações em situação de maior vulnerabilidade social e as ações desenvolviam-se a partir da articulação de 14 secretarias municipais que compunham seu Comitê Gestor, além de parcerias com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e organizações da sociedade civil (OSCs).

O foco da análise realizada pelo CEM foram as intervenções realizadas na área do Glicério, na região central do município de São Paulo. A ênfase do estudo foi a caracterização do arranjo de implementação de ações intersetoriais, seus desafios, potencialidades e possibilidades de replicação em outros contextos. A avaliação foi coordenada pela pesquisadora Renata Bichir, e também contou com a participação de Telma Hoyler, Pamella Canato, Graziela Castello, Eduardo Marques e Gabriela Lotta.

O estudo foi realizado em três etapas principais. O primeiro relatório traz uma caracterização preliminar da região da intervenção, a área do Glicério. Considerando que os contextos de implementação importam para a análise das políticas públicas, o documento apresenta uma caracterização socioeconômica e demográfica da população residente na região do Glicério, considerando diferentes dimensões de vulnerabilidade que afetam as famílias e, em particular, as crianças residentes na região. Para isso, foram analisados dados secundários, em particular os do Censo Demográfico de 2010, e outros disponibilizados por diferentes órgãos públicos municipais.

O segundo relatório procura analisar as condições gerais de implementação do programa, considerando tanto o arranjo de coordenação da São Paulo Carinhosa quanto, particularmente, as intervenções realizadas na região do Glicério.

O relatório final sistematiza os principais resultados da avaliação, procura estabelecer parâmetros de comparação para as intervenções realizadas no Glicério e aponta possibilidades de replicação das mesmas em outros contextos, identificando os principais aspectos-chave nessa replicação. 

Acesse a íntegra dos documentos:

Relatório 1: Caracterização preliminar da região de intervenção (Glicério) 

Relatório 2: Mapeamento do arranjo de implementação da São Paulo Carinhosa  

Sumário Executivo do Relatório 2: Mapeamento do arranjo de implementação da São Paulo Carinhosa  

Relatório Final: lições, desafios, escalas e possibilidades de replicação 

Sumário Executivo do Relatório Final: lições, desafios, escalas e possibilidades de replicação  

Documento da apresentação na Câmara dos Vereadores 

Apoio
cepid
usp
fapesp
cebrap