Resenha do livro “The Politics of Incremental Progressivism” no Journal of Urban Affairs

Marcela Alonso Ferreira, do Centre for European Studies and Comparative Politics, da Sciences Po, destaca contribuições da publicação aos estudos sobre governança urbana.

Janaína Simões

Resenha publicada no Journal of Urban Affairs do livro “The Politics of Incremental Progressivism: Governments, Governances and Urban Policy Changes in São Paulo”, organizado por Eduardo Cesar Leão Marques, diretor e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), aponta que o conjunto de estudos ali contidos contribui para identificar mecanismos que podem ser encontrados em diferentes contextos e diferentes cidades, mesmo que o processo geral de mudança descrito ao longo dos capítulos seja, majoritariamente, relacionado ao município de São Paulo. 

 

Marcela Alonso Ferreira, do Centre for European Studies and Comparative Politics, da Sciences Po, aponta em sua resenha alguns dos pontos que considera destaque no livro. Entre eles, ressalta duas contribuições relevantes para a literatura sobre governança urbana. A primeira é de que as evidências das pesquisas ali descritas desafiam a ideia de que empreiteiros e desenvolvedores privados “capturam” governos locais. A segunda contribuição está no fato de que o livro conecta teorias e objetos de política comparada, análise de políticas públicas e estudos urbanos. 

Para Ferreira, “um dos insights mais interessantes fornecidos pelo livro é explicar os padrões de resiliência e incrementalismo das políticas urbanas em São Paulo.” Ela se refere à correlação entre políticas de "redistribuição fácil" - que não afetam de forma visível os   interesses de atores poderosos ou grupos de elites - e sua continuidade durante as administrações de direita, mecanismo detalhado   por Marques no livro. “Essa descoberta é consistente com os mecanismos do eleitor mediano”, aponta ela em seu texto. A resenha pode ser lida na íntegra aqui

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site do CEM. Confira, também, a apresentação de Eduardo Marques sobre o   livro no canal do CEM no Youtube


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097