Seminário conjunto internacional do DCP-USP e CEM traz palestra com Jefferey M. Sellers

Pesquisador é um dos mais relevantes na discussão sobre política do urbano. Evento é parte das comemorações dos 20 anos do Centro.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) encerra as comemorações pelos seus 20 anos no dia 2 de dezembro, promovendo em parceria com o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP) um seminário internacional com Jefferey M. Sellers, professor do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da University of Southern California e um dos mais renomados pesquisadores na área de política urbana e social.

Jefferey Sellers
Jefferey M. Sellers

O seminário tem como título “Multilevel Democracy” e acontecerá às 17h30 (GMT -3), com transmissão ao vivo pelo canal do CEM no Youtube, sem tradução simultânea, e também pelo aplicativo ZOOM. A moderação será de Eduardo Marques, professor do DCP-FFLCH/USP e diretor do CEM, com coordenação de Rogério Arantes, professor do DCP-FFLCH/USP. Não é preciso fazer inscrição prévia para assistir o evento.

O professor Sellers tem se dedicado a compreender o papel das instituições e das relações Estado-sociedade em escala local, configurando os desafios contemporâneos do governo e da governança multinível das grandes cidades. Ele escreveu ou editou sete livros e publicou mais de 50 artigos ou capítulos em periódicos como Environment and Planning C, European Journal of Political Research, Governance, International Journal of Urban and Regional Research, Journal of Urban Affairs, Landscape e Urban Planning, Law and Society Review, Perspectives on Politics, Urban Affairs Review, Yale Law Journal.

Grande parte de suas pesquisas baseia-se em redes colaborativas seminais que ele organizou entre pesquisadores baseados em vários países. Ele foi cofundador e co-coordenador do projeto Observatório Metropolitano Internacional e reuniu pesquisadores chineses e indianos no estudo de Governança Ambiental Urbana da Ásia-Pacífico. Ele também foi o pesquisador principal do Primeiro Relatório Mundial sobre Descentralização e Democracia Local, que compilou um conjunto de dados de referência de indicadores sistemáticos sobre governos locais em todo o mundo.