Nota de pesar pelo falecimento da professora Licia do Prado Valladares

É com enorme pesar que trazemos a notícia do falecimento de Licia do Prado Valladares, um dos mais fortes pilares da sociologia em nosso país.
Pioneira no estudo sobre as favelas cariocas, Licia é autora de uma obra incontornável para se compreender as transformações urbanas desde o ponto de vista da segregação e da desigualdade socioespaciais. É igualmente basilar sua contribuição ao que se poderia chamar de uma “sociologia da sociologia urbana”, com destaque para o trabalho de resgate da influência da Escola de Chicago de Antropologia e Sociologia no Brasil. A partir do final dos anos 1980, Licia criou de forma visionária o UrbanData-Brasil, um banco de dados bibliográfico sobre o urbano brasileiro, que atualmente encontra-se vinculado ao CEM.
Professora comprometida sobretudo com a formação metodológica de seus estudantes, Licia Valladares inspirou toda uma geração de pesquisadoras e pesquisadores do urbano. A notória seriedade com que encarava a profissão jamais a impediu de ser uma figura acolhedora, de humor fino e de passos leves na dança de salão.
O Centro de Estudos da Metrópole se solidariza, neste momento, com seu esposo, o sociólogo Edmond Préteceille, com seus filhos Leonardo e Paulo, com os demais familiares e seus amigos. E Licia os teve em grande número, no Brasil e em Paris, onde faleceu nesta manhã, de parada cardíaca, aos 75 anos.
A sociologia urbana fica menor sem Licia do Prado Valladares. Que saibamos honrar o legado que ela nos deixou.

São Paulo, 28 de novembro de 2021.

Confira aqui uma entrevista que a professora Licia concedeu para Bianca Freire-Medeiros e Helena Bomeny para o projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil, do CPDOC/FGV.