CEM disponibiliza base de dados inédita sobre zoneamento da cidade de São Paulo

Dados são da última revisão da Lei de Zoneamento do Município de São Paulo, realizada em 2016.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) disponibiliza uma nova base de dados, referente ao zoneamento do município de São Paulo, com os 37 zoneamentos existentes, além das praças e canteiros. A atualização foi feita pela Equipe de Transferência e Difusão do CEM.
 
O Zoneamento urbanístico é um conjunto de zonas que estabelecem em lei os diferentes tipos de formas de uso e ocupação do solo da cidade, definindo onde se pode realizar certos tipos de atividades e não outras, onde se pode adensar construtivamente, o tamanho e as tipologias das edificações, especificando uma série de diretrizes definidas de modo mais geral no Plano Diretor Estratégico (PDE).
 
A última revisão da Lei de Zoneamento do Município de São Paulo foi realizada pela Lei 16.402 de 2016, então os dados se referem a esse período. Pela primeira vez, as zonas foram apresentadas com mapas com valor legal pela Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), que disponibilizou as zonas em camadas geográficas para visualização e download público no site GeoSampa. 
 
A equipe do CEM fez um tratamento desses dados. Uma das adaptações feitas foi agregar em um único arquivo os arquivos originais do zoneamento disponibilizados no GeoSampa, separados em 37 zonas. A base cartográfica georreferenciada em formato shape apresentada pelo CEM contém 61.069 polígonos representando os 37 zoneamentos do município de São Paulo previstos em lei, além das praças e canteiros. Devido a diferença entre projeções cartográficas da base disponibilizada no GeoSampa e o Sistema de Informações Geográficas do CEM, foram feitas reprojeções de cada um dos zoneamentos até o ponto mais aderente possível ao conjunto de bases do Centro. 
 
Para consultar a base de dados de zoneamento, clique aqui. Mais informações sobre ela constam no documento em PDF disponível no link indicado.


Sobre o CEM:

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097