CEM lança o maior acervo bibliográfico sobre o urbano brasileiro

Coordenado por Bianca Freire-Medeiros, UrbanData-Brasil/CEM foi idealizado por Licia Valladares, que será homenageada no lançamento do site, dia 28 de março.

Janaína Simões

Referências de mais de 1.5 mil livros, 7.900 artigos, 1 mil papers, 6 mil monografias, teses e dissertações que tratam das diversas dimensões do urbano brasileiro podem ser pesquisadas gratuitamente pelo site do UrbanData-Brasil/CEM, que será lançado no dia 28 de março, às 14h, em seminário realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), com transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento é uma homenagem à Licia do Prado Valladares, socióloga e professora aposentada da Universidade de Lille, que faleceu em novembro do ano passado, na França. Ela foi a idealizadora e fundadora do UrbanData-Brasil/CEM. O novo site pode ser consultado aqui

O UrbanData-Brasil está vinculado ao CEM, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), e ao Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) do Departamento de Sociologia (FFLCH/USP). Atualmente, é coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM-Cepid/Fapesp e professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

UrbanData-Brasil/CEM é um banco de dados bibliográfico que reúne informações publicadas, sob diferentes formatos editoriais, acerca das várias dimensões do urbano brasileiro. O Tesauro foi organizado em 35 Áreas Temáticas, critério de indexação criado pelo UrbanData-Brasi/CEM para agregar referências bibliográficas conforme os vários campos dos estudos urbanos. São exemplos de área: gênero e  sexualidade; habitação; estrutura econômica e mercado de trabalho, entre outras. 

“Além disso, a classificação também considera outras duas variáveis de identificação que tornam o UrbanData-Brasil um depositório inovador em relação a outras bases de dados desenvolvidas com propósitos semelhantes”, destaca Freire-Medeiros. Um deles é a Referência Temporal, que indica o período cronológico a que a pesquisa se refere. O outro é a Referência Espacial, que se relaciona à escala, que vai do logradouro mais específico à global. Também são utilizados indexadores convencionais, como “palavra-chave” e “disciplina”, para a localização de referências pelo usuário. Grande parte das referências conta com resumo e link para localização do documento na íntegra.

“Outro destaque é o Acervo Digital, onde é possível encontrar livros clássicos de Licia Valladares, pioneira nos estudos sobre as favelas cariocas e cuja obra é essencial para cientistas que estejam pesquisando as transformações urbanas do ponto de vista da segregação e desigualdade socioespaciais”, ressalta ela. O site também disponibiliza publicações anteriores do UrbanData-Brasil/CEM e dá acesso a todos os episódios dos dois podcasts produzidos pela equipe do UrbanData-Brasil/CEM: o Urbanidades e o Sobre.vivências. 

Pesquisadores que estudam o urbano brasileiro e queiram inserir as referências de suas pesquisas no UrbanData-Brasil/CEM podem fazer um cadastro no site e enviar as informações para a equipe. Para isto, é preciso inserir o e-mail no campo designado da página “Registre seu trabalho” (https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/cadastre-se) e preencher o formulário que se abre a seguir.  

O site foi implementado pela equipe de Transferência e Difusão do CEM-Cepid/Fapesp, coordenada por Mariana Giannotti, professora da Escola Politécnica da USP, onde coordena o Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO).

     Lícia Valladares (Acervo da família)

Homenagem a Licia Valladares

Para marcar o lançamento do UrbanData-Brasil/CEM, o seminário que homenageia sua fundadora e pioneira dos estudos urbanos no Brasil, Licia Valladares, terá a presença de pesquisadores que foram parceiros da socióloga em vários momentos de sua carreira e que vão discutir seu legado para a ciência: Adalberto Cardoso, professor associado de Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); Anete Brito Leal Ivo, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e pesquisadora do Centro de Recursos Humanos na Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA); Enzo Mingione, professor emérito do Dipartimento di Sociologia e Ricerca Sociale da Università degli Studi di Milano Bicocca, na Itália; Linda Gondim, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Mestrado em Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Maria Soledad Garcia Cabeza, professora do Departamento de Sociología da Universitat de Barcelona, na Espanha. 

A mesa será coordenada por Eduardo Marques, diretor do CEM-Cepid/Fapesp, e por Bianca Freire-Medeiros, que fará também uma apresentação sobre o site do UrbanData-Brasil/CEM. A transmissão ao vivo pelo Youtube começa às 14h. Basta aguardar na página inicial do perfil que o vídeo se abrirá automaticamente quando a transmissão for iniciada. Também será lançada uma edição especial do podcast Urbanidades em homenagem a Licia Valladares. Consulte a programação no canal de Eventos no site do CEM.

UrbanData: antes da Internet

O UrbanData nasceu no âmbito do antigo Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), hoje IESP-UERJ, onde Licia Valladares lecionava. Era final dos anos 1980, um contexto bem anterior à Internet. O objetivo era suprir a necessidade de acompanhar, registrar, classificar e promover a difusão do que se produzia de conhecimento no mundo acadêmico sobre as cidades brasileiras. 

Naquela época, a produção acadêmica ficava ainda mais restrita aos próprios centros produtores, pois havia poucas ferramentas disponíveis para a difusão. Valladares, ao longo de sua carreira como pesquisadora, conseguiu financiamento e parcerias para consolidar o banco de dados, a ponto de ele se tornar uma central de pesquisas e superar os limites de um simples repositório de referências bibliográficas. Até meados de 2000, o banco de dados então organizado funcionou plenamente. Com a crise no antigo Iuperj, os investimentos em tecnologia minguaram, o acervo foi ficando desatualizado e o projeto corria o risco de deixar de existir.

Em 2015, Freire-Medeiros, que havia atuado como bolsista de iniciação científica do UrbanData-Brasil na sua primeira equipe, trouxe a iniciativa para a USP, que o acolheu dentro do LAPS, e em 2018 ele passou a ser vinculado ao CEM-Cepid/Fapesp. “Com esta parceria com o CEM, pudemos atualizar toda a base de dados, os parâmetros classificatórios, o sistema de armazenamento de dados e as ferramentas de busca”, destaca.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097