CEM lança vídeos sobre Notas Técnicas “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades”

Autores apresentam os resultados descritos sobre temas como a evolução do estoque de imóveis residenciais, participação social na discussão do Plano Diretor, o Fundurb e mobilidade urbana.

Janaína Simões

A Prefeitura de São Paulo iniciou o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, com audiências temáticas virtuais a serem realizadas ao longo do mês de maio. De forma a subsidiar o debate, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) divulga um especial em vídeo sobre um conjunto inicial de Notas Técnicas “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades”. Os vídeos podem ser acessados no canal do CEM no Youtube e foram produzidos por Mateus Bravin Lopes, bolsista do Programa José Reis de Jornalismo Científico - Mídia Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no CEM. 

Além do vídeo de apresentação da série, disponível aqui, o primeiro a ser disponibilizado no Youtube trata da “Trajetória do estoque residencial formal, Município de São Paulo, 2000/2020”, de autoria de Eduardo Marques e Guilherme Minarelli, diretor e pesquisador do CEM, respectivamente. Para assisti-lo, clique aqui. Os demais serão divulgados semanalmente.

“A iniciativa se insere no esforço que o CEM faz, desde sua criação, para difundir o conhecimento produzido por sua equipe de pesquisadores”, destaca Marques. “Além de termos uma equipe dedicada à transferência e difusão, que organiza nossa base de dados e desenvolve maneiras de disponibilizá-los, tanto para especialistas quanto para não especialistas. No que diz respeito aos últimos, além da comunicação constante com a mídia, criamos diversos canais de disseminação, como nossas redes sociais, na qual o Youtube se inclui”, acrescenta.

Lopes, que estudou Jornalismo Científico no Labjor, na Unicamp, recorda que estudos feitos no Brasil indicam que existe, de fato, uma defasagem entre a produção de ciência no Brasil e a presença de cientistas nas mais diversas mídias, comunicando sua produção para os mais diversos públicos. “Embora o país tenha uma cultura e história de intensa produção científica no Brasil, esta produção não está alcançando a população em geral, então um projeto como este, que envolve vídeo, um tipo de conteúdo que tem sido cada vez mais valorizado pelas pessoas, busca indicar um caminho para cobrir este tipo de lacuna”, afirma. 

Além das reuniões virtuais que acabaram de se iniciar, a Prefeitura organizou uma consulta pública, disponibilizando o Plano Diretor na plataforma Participe+. Também serão realizadas oficinas presenciais. Mais informações, consulte o site oficial criado pela Prefeitura sobre o Plano Diretor.  

Abaixo os vídeos produzidos, na sequência em que serão divulgados no canal do CEM no Youtube. Os dois primeiros já estão disponíveis: 

Vídeo extra (apresentação)
Série Notas Técnicas: Políticas públicas, Cidades e Desigualdades 

Vídeo 1
Trajetória do estoque residencial formal, Município de São Paulo, 2000/2020 

Vídeo 2
Comparando a participação social nos Planos Diretores das Gestões Kassab e Haddad (em breve)

Vídeo 3
Valores do estoque residencial formal, Município de São Paulo 2000/2020 (em breve)

Vídeo 4
Financiando o Desenvolvimento Urbano: O Fundurb e a Outorga Onerosa (em breve)

Vídeo 5
Priorizar o transporte ativo por bicicletas! (em breve)

Vídeo 6
Priorizar o transporte a pé! (em breve)

 


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097