Patrick Heller discute a virada para o populismo de direita na Índia e Brasil em seminário internacional do CEM

Evento acontece no auditório do Cebrap e é o primeiro a ser realizado de forma presencial pelo CEM depois da pandemia.

Patrick Heller, professor do Departamento de Sociologia da Brown University (EUA), discutirá no Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) a virada para o populismo de direita vivida por dois dos maiores países do mundo, Brasil e Índia. Ele apresenta o tema no próximo Seminário Internacional do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), que será realizado no auditório do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na Vila Mariana, em São Paulo, no dia 21 de outubro, às 9h30. Trata-se do primeiro evento presencial organizado pelo CEM depois da pandemia, mas o formato digital não foi abandonado: o seminário também será transmitido pela internet. Não é preciso se inscrever para assistir o seminário em nenhuma das formas disponibilizadas. 

Eduardo Marques, diretor do CEM e professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP), fará os comentários. A moderação será de Renata Bichir, coordenadora de Pesquisa do CEM e professora no curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. O evento será em inglês, sem tradução simultânea.

Heller discutirá um de seus recentes artigos, “The age of reaction: retrenchment populism in India and Brazil”, que está disponível para leitura aqui. “Duas das maiores democracias do sul global – Índia e Brasil – testemunharam uma dramática recorrer ao populismo de direita. A cuidadosa comparação histórica revela que a forma de reação é marcadamente diferente de outros casos recentes de retrocesso democrático”, afirma ele, no resumo introdutório. 

Patrick Heller é o Professor Lyn Crost de Ciências Sociais e professor de Sociologia e Estudos Internacionais da Brown University. Também é diretor do programa de pesquisa de desenvolvimento do Watson Institute of International Studies and Public Affairs. Sua principal área de pesquisa é o estudo comparativo da desigualdade social e o aprofundamento democrático. 

Ele é autor de “The Labor of Development: Workers in the Transformation of Capitalism in Kerala, India” (Cornell 1999) e co-autor de “Social Democracy and the Global Periphery” (Cambridge 2006); “Bootstrapping Democracy: Transforming Local Governance and Civil Society in Brazil” (Stanford 2011) e, mais recentemente, “Deliberação e Desenvolvimento: Repensando o Papel da Voz e da Ação Coletiva em Sociedades Desiguais”. 

Publicou artigos sobre urbanização, democracia comparada, movimentos sociais, política de desenvolvimento, sociedade civil e transformação do Estado. Seu projeto mais recente, “Cities of Delhi”, realizado em colaboração com o Center for Policy Research, explora a dinâmica de governança e exclusão social na capital da Índia.


Serviço:
Seminário Internacional CEM
The age of reaction: retrenchment populism in India and Brazil
Palestrante: Patrick Heller, professor do Departamento de Sociologia da Brown University
Dia: 21 de outubro
Horário: 9h30
Modo presencial: Auditório do Cebrap
Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana. São Paulo - SP
Modo virtual: página do Cebrap no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=11V4GpKfbNM 


 

 

 


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097