CEM mapeia a rede de ferrovias cargueiras da Região Metropolitana de São Paulo

Base cartográfica digital georreferenciada foi criada pela Equipe de Transferência e traz as ferrovias de uso exclusivo e compartilhado.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) disponibiliza, de forma gratuita, a base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trem metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O material foi pesquisado e desenvolvido pela Equipe de Transferência e pode ser acessado no site do CEM.

 

Mapa produzido por Daniel Waldvogel Thomé da Silva - Equipe de Transferência CEM.
Clique aqui para acessar o mapa de forma ampliada.


Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trem metropolitano dentro da RMSP. Foi elaborado sobre o arquivo CEM de logradouros, rodovias e outros, com traço singelo indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.

Mapa produzido por Daniel Waldvogel Thomé da Silva - Equipe de Transferência CEM.
Clique aqui para acessar o mapa de forma ampliada.


Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário. 

Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página Download de Dados no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda “Tipos” e “Temas”, os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico (formato Shape) e o dicionário de dados (em PDF).


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097