Podcast Urbanidades traz série com cientistas do CEM sobre os bastidores da pesquisa

Produzido pela equipe do UrbanData, episódios integram o especial “Na cozinha da pesquisa”.

O podcast Urbanidades está produzindo “Na cozinha da pesquisa”, uma série especial com pesquisadores atuais e que já integraram o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp).  As entrevistas abordam diversos aspectos dos bastidores da investigação científica, com destaque para temas relacionados à metodologia e técnicas de pesquisa. O Urbanidades é um podcast sobre o urbano brasileiro, roteirizado, desenvolvido, produzido e distribuído pelo UrbanData-Brasil/CEM, que reúne pesquisadores de diferentes áreas que abordam as dinâmicas sociais urbanas.

Segundo Eduardo Marques, diretor do CEM, o especial surgiu a partir da ideia de se produzir um conteúdo que pudesse ajudar as pessoas a fazer pesquisa e que tivesse como tema a questão metodológica, destacando instrumentos de pesquisa considerados relevantes. “Partimos das experiências pessoais de cientistas, misturando os mais jovens com os mais experientes. A ideia do especial é não só trazer uma apresentação didática de como fazer pesquisa, mas também tem o sentido de dividir as experiências positivas e as mais difíceis desse trabalho”, conta.

Segundo o diretor do CEM, conhecer os empecilhos vencidos pelos pesquisadores veteranos ajuda os mais jovens a entender que os problemas durante a pesquisa não são decorrentes de eventuais dificuldades pessoais ou falta de conhecimento, mas integram, naturalmente, o processo de se fazer ciência. “Os podcasts têm uma dimensão didática e servem para criar uma certa empatia, especialmente com os mais jovens, pois eles percebem nas entrevistas da série que as dificuldades que enfrentam nas suas pesquisas já apareceram em trabalhos concluídos por cientistas mais experientes”, afirma Marques.

O Urbanidades é produzido por uma equipe de estudantes vinculada ao UrbanData-Brasil/CEM, banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM. A coordenação geral dos podcasts é de João Alcantara de Freitas, pós-doutorando na área de Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Os episódios que já estão no ar

A quarta e mais recente edição da série de podcasts aborda o tema “Divulgação científica em diferentes mídias e linguagens”. Nele, Bianca Freire-Medeiros (CEM-USP) recebe Daniela Manica(Labjor-Unicamp), Luana Motta (UFSCar) e Marcia Lima (USP-Cebrap) para conversarem sobre as possibilidades de divulgação científica, utilizando diferentes linguagens e mídias. Para ouvir, clique aqui

No terceiro episódio, “A política da execução orçamentária das políticas”, João Freitas (Urbanidades) e Ursula Peres (CEM-USP) recebem Fábio Pereira dos Santos (CEM) e Samuel Ralize Godoy (USP-CEM), que falam sobre as possibilidades metodológicas nas pesquisas sobre Governança Orçamentária. Os convidados explicam como desenvolvem suas pesquisas e lidam com a distância entre o que as leis orçamentárias expressam e o que de fato é executado. Além disso, comentam o que é o "orçamento secreto". Ouça aqui.

“A pesquisa comparativa internacional em políticas públicas” é o segundo episódio, no qual  Vera Schattan Coelho (CEM e CEBRAP) recebe Alex Shankland (IDS/UK) e Ivan Fernandes (UFABC) para conversar sobre pesquisas comparativas em políticas públicas em âmbito internacional. Acesse o episódio aqui.

No primeiro episódio, “Operacionalização de conceitos e teorias”, Adrian Gurza Lavalle (CEM-USP) recebeu Natalia Bueno (Emory University) e Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG) para discutir os desafios em operacionalizar os conceitos e teorias. Ouça aqui.

Para conhecer e ouvir todos os episódios, basta ir até a página do Urbandata e selecionar a plataforma de preferência. Para saber mais sobre os podcasts produzidos pela equipe, consulte o site oficial do Urbandata Brasil. Siga também o perfil no Instagram para atualizações diárias: @urbanidadespodcast.

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097