Fórum SP22 promove debate sobre a Minuta de Revisão do Plano Diretor de São Paulo

Evento no dia 23 de janeiro será on-line, com transmissão pelo Youtube.

Assessoria de Comunicação Fórum SP22, editado por Assessoria de Comunicação CEM

O Fórum SP22 promoverá um evento on-line nesta segunda-feira (23/01), às 18h, para debater a Minuta de Revisão do Plano Diretor de São Paulo. O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) é um dos apoiadores do Fórum, que está em sua segunda edição. Seu objetivo é discutir o Plano Diretor Estratégico e o sistema municipal de planejamento urbano de São Paulo, e também criar um espaço permanente de reflexão, troca de ideias e propostas sobre o futuro da cidade. 

O evento desta segunda-feira será transmitido pelo canal da FAU-USP no Youtube e terá participação de integrantes do Comitê Científico do Fórum SP22, do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e da Prefeitura de São Paulo para discutir a minuta de Revisão do Plano Diretor divulgada pela Prefeitura de São Paulo (clique aqui para saber como acessar a minuta). Também será uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o formato de envio dos trabalhos e apresentar demais questões relativas ao Fórum. O prazo para envio de trabalhos é 22 de fevereiro. Mais informações no site oficial do evento

Vão participar Fernando Tulio (IAB-SP), Marcos Gadelho (Secretário de Urbanismo e Licenciamento - palestrante a confirmar), Nabil Bonduki (FAU-USP, Relator do Plano Diretor 2014), Cláudio Bernardes (Secovi), Edilson Henrique Mineiro (UMM), Renata Esteves (Defenda SP), João Meyer (FAU-USP), Beatriz Messeder Jalbut (ACSP), Hannah Arcuschin Machado (MIT), Lilian Regina Gabriel M. Pires (CDU-OAB), Cleiton Ferreira (Quilombaque - palestrante a confirmar), Bianca Tavolari (Insper), Paula Santoro (FAU-USP), Daniel Montadon (Uninove) e Joyce Reis (Fórum SP22). A mediação será de Raquel Schenkman (IAB-SP).

Envie suas dúvidas para forum.sao.paulo.22@gmail.com ou diretamente no chat durante a live

Sobre o Fórum SP22

Em continuidade a iniciativa de debate sobre o Plano Diretor Estratégico e do sistema municipal de planejamento urbano de São Paulo, bem como na perspectiva de criar um espaço permanente de reflexão, troca de ideias e propostas sobre o futuro da cidade, onze entidades acadêmicas e profissionais lançaram a 2ª edição do evento, o Fórum SP22.

O Fórum SP21, realizado em setembro de 2021, possibilitou um amplo diagnóstico da política urbana municipal baseado em 190 trabalhos respaldados em pesquisas e estudos realizados por mais de 130 entidades acadêmicas, profissionais e movimentos. Saiba mais em https://sites.usp.br/forumsp21/ 

Agora, o Fórum SP22 ocorre em um contexto de retomada do processo e debate público de revisão do Plano Diretor de São Paulo, cujo término está previsto para dezembro de 2022, e em um momento que a cidade passa por transformações cujos impactos precisam ser, além de avaliados, como foi feito no Fórum SP 21, enfrentados com propostas e contribuições bem fundamentadas e justificadas para que possam ser consideradas no debate público sobre a cidade. 

Nessa perspectiva, diante do compromisso público das entidades promotoras, bem como a importância da publicização e debate das reflexões realizadas pelos pesquisadores, ativistas, militantes que se debruçam sobre a política urbana, estamos lançando o Fórum SP22 cujo principal objetivo é reunir propostas para a revisão do Plano Diretor Estratégico e para a implementação da política urbana do município.  

Como na versão anterior, seu desenho é baseado na horizontalidade e pluralidade de pessoas e instituições, na capacidade de diálogo, na possibilidade de apresentar-conhecer-criar propostas com pluralidade, diversidade de perspectivas e consistência técnica e acadêmica. 

Além reunir contribuições e proposta para uma eventual revisão do texto legal, objetiva-se também debater e aprimorar a implementação da política urbana, que agrega as políticas de habitação, mobilidade, meio ambiente, saneamento, estruturação e projetos urbanos, patrimônio cultural, rede de equipamentos sociais, governança e participação que apontem para a melhoria da vida urbana, em especial dos mais vulneráveis e para a construção de uma cidade mais sustentável e justa. 

O ponto de partida do Fórum SP22 ocorre em um momento em que já existem reflexões realizadas de forma coletiva, como o balanço a partir dos trabalhos apresentados no Fórum SP21 e o próprio diagnóstico sobre do Plano Diretor realizado pela prefeitura, que delineiam hipóteses sobre os principais temas do urbano. Existe, portanto, suficiente massa crítica que permite avançar na construção de propostas e contribuições consistentes para a cidade. 

Frente a esse contexto, convidamos pesquisadores e ativistas urbanos a apresentarem trabalhos para o Fórum SP22. 

Saiba mais informações sobre cronograma, temas e formato dos trabalhos no site do evento: https://sites.usp.br/forumsp22/