CEM abre vaga para Assistente de Pesquisa

Aprovados vão trabalhar com ferramentas de visualização de dados territoriais e mapeamento colaborativo, com foco no desenvolvimento urbano sustentável.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) abriu processo para selecionar profissionais que atuem como assistente de pesquisa no projeto GeoReDUS, iniciado este ano. Trata-se do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de visualização de dados territoriais no nível intramunicipal e mapeamento colaborativo voltado para fortalecer processos e práticas de participação na elaboração de políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável. As inscrições estão abertas até 17 de março de 2024.

Imagem por Piro/Pixabay

O CEM busca até dois profissionais, com nível de graduação, mestrado e/ou doutorado, para atuar como assistente de pesquisa. No escopo do GeoReDus, os admitidos vão trabalhar no processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos em nível nacional, com o objetivo de subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas e níveis de atuação.

O projeto GeoReDus é tocado pelo CEM em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Instituto ORI:ORO. A plataforma de dados e indicadores intramunicipais e metropolitanos que está sendo desenvolvida no âmbito desta pesquisa objetiva oferecer ferramentas para além do mapeamento que possam subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas de atuação, incluindo saúde, educação, cultura e segurança alimentar, e esferas da federação.

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sediado na da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas, engenheiros e antropólogos.

Acesse aqui o edital para o processo seletivo Assistente de Pesquisa.