CEM disponibiliza mapas e dados sobre equipamentos governamentais da Região Metropolitana de São Paulo

Estão mapeados sedes dos governos estadual e municipais, Câmaras de Vereadores, cartórios de registro civil, presídios, entre outros.

A Equipe de Transferência do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) criou uma base de dados cartográfica da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que traz os locais ou equipamentos de prestação de serviços públicos administrativos, de segurança, notariais e judiciais, incluindo os principais endereços da gestão municipal e estadual, totalizando 738 pontos geolocalizados nos 39 municípios que compõem a RMSP.

Prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Foto: Larissa Navarro/Alesp

“Selecionamos os serviços e equipamentos da atividade governamental que atendem às demandas mais usuais da população em geral de vários níveis - federal, estadual e municipal - mas não incluímos nesta base de dados os serviços de saúde e de educação. Estes, por serem compartilhados com a iniciativa privada, constituem arquivos específicos do acervo CEM, que também podem ser acessados em nossa base de dados no site”, explica o geógrafo José Donizete Cazzolato, pesquisador da Equipe de Transferência do CEM responsável pelo desenvolvimento da base.

Como exemplo de informações possíveis de se encontrar na “Base Cartográfica Digital Georreferenciada dos Principais Equipamentos Governamentais da Região Metropolitana de São Paulo” estão as sedes do executivo estadual (Palácio dos Bandeirantes) e municipal (prefeituras), do legislativo estadual (Assembleia Legislativa) e municipal (Câmaras de Vereadores), e do judiciário (Tribunal de Justiça).

Também constam na base os equipamentos de serviços de cada instância, principalmente nos segmentos notariais e de segurança pública, como delegacias, subprefeituras, cartórios de registro civil, presídios etc. Foram igualmente selecionadas as Secretarias Estaduais, todas localizadas no município de São Paulo, e as Secretarias Municipais apenas da cidade de São Paulo, em virtude do porte territorial e demográfico da capital paulista.

No nível federal, o maior número de pontos corresponde às agências da Previdência Social (44). A grande maioria dos equipamentos que constam na base é da instância estadual, dos quais 192 delegacias de polícia e 44 batalhões da Polícia Militar, além de 111 cartórios de registro civil. Já na instância municipal, destacam-se as sedes do Executivo e seus pontos de atendimento regional, genericamente denominadas subprefeituras, totalizando 88 pontos. Outros serviços, como o funerário, por exemplo, não foram incluídos nesta edição; os cemitérios, porém, públicos ou privados, fazem parte do arquivo CEM de Áreas Verdes Especiais.

Além dos serviços de educação e saúde, não estão incluídos nesta base os dados sobre áreas destinadas ao lazer e esporte; delegacias especializadas; as companhias em que se dividem os batalhões da Polícia Militar; cartórios de notas ou de registro de imóveis; os foros regionais especializados (Fazenda Pública, Infância e Juventude Infracional etc).

Para consultar a base de dados disponibilizada no site do CEM, basta ir no canal Transferência e Dados, clicar em Download de Dados e escolher, na barra azul do lado esquerdo, o tipo “Cartográfico” e o tema “Serviços Públicos”. O uso é gratuito, mas é preciso citar a fonte.

Sobre o CEM
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos
.

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097