Pesquisadores discutem “Desigualdade e Comportamento Político” em workshop do CEM

Encontro serviu para análise de trabalhos científicos em produção sobre o tema.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) realizou ontem (14 de maio) um workshop com pesquisadores que estudam temas relacionados à linha de pesquisa 3, que trata de “Desigualdade e Comportamento Político”. O objetivo dessa modalidade de workshop é promover o debate e troca de ideias entre pares, previamente à publicação das pesquisas em andamento, como forma de aprimorar a qualidade dos trabalhos. O encontro foi realizado na sede do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), na Vila Mariana, em São Paulo.

O pesquisador Jefferson Lécio Leal, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP), falou sobre “Partidarismo e tributação de renda pessoal no Brasil”. Eduardo Lazzari, pesquisador do CEM, tratou da sua pesquisa sobre “O efeito da ideologia de esquerda na tributação na América Latina”.

Pablo Beramendi, professor de Ciência Política da Duke University, apresentou dados sobre a pesquisa “Provisão de infraestrutura como estratégia eleitoral: evidências do Brasil”, que desenvolve em parceria com Victor Araújo e Marta Arretche, pesquisador e diretora do CEM, respectivamente. “Como as desigualdades de renda local afetam a implementação de serviços no Brasil?” foi o tema de pesquisa apresentado por Jonathan Philips, pesquisador do CEM. O último foi “Preferências do eleitor, desigualdade entre regiões e alocação de autoridade”, pesquisa desenvolvida por Marta Arretche, do CEM.

Confira no álbum do CEM-Cepid/Fapesp no Flickr as fotos do workshop.

Veja aqui as linhas de pesquisa do CEM-Cepid/Fapesp.

(Foto: Janaína Simões / Assessoria de Comunicação e Difusão - CEM-Cepid/Fapesp)