Novos pós-doutorandos começam pesquisas no CEM

Políticas públicas para LGBT e papel dos governos estaduais em educação e saúde são os temas pesquisados.

Dois novos pós-doutorandos iniciaram suas pesquisas no Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) no primeiro semestre de 2021. Matheus Mazzilli Pereira e Catarina Ianni Segatto foram admitidos no último edital de pós-doutorado feito pela instituição, no ano passado, e são supervisionados por Renata Bichir, pesquisadora do CEM. Além deles, três outras cientistas compõem o quadro de pós-doutorandos do CEM atualmente: Eugenia Brage, Katarina Pitasse Fragoso e Cecília Le Pero

Catarina Ianni e Matheus Mazzilli.

​​​​​​​Matheus Mazzilli Pereira é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de doutorado sanduíche na University of California, Irvine. Também é membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE-UFRGS). Ele desenvolve o projeto “Políticas Públicas para LGBT em Governos Subnacionais”.

A pesquisa pretende investigar em que medida e como as políticas para LGBT em nível federal foram difundidas para governos estaduais e municipais. Considerando o cenário atual de fragilização das políticas do governo federal para esse grupo da sociedade, Matheus quer entender o que ocorre com as políticas desenvolvidas nos governos subnacionais e saber quais fatores podem explicar a continuidade ou a descontinuidade dessas políticas nesses governos.

Catarina Ianni Segatto é doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC)e pesquisadora colaboradora no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG). No CEM, ela está desenvolvendo o projeto “ A implementação subnacional de políticas nacionais: O papel dos governos estaduais na Educação e na Saúde”.

O objetivo desse estudo é compreender os fatores que influenciam a implementação de políticas nacionais nas áreas de Educação e Saúde pelos governos estaduais e como se dá a mediação entre esses entes e os municípios. Essas políticas foram escolhida porque variam nos mecanismos de coordenação federativa verticais e horizontais, o que permite a compreensão dos efeitos dessas diferenças na implementação subnacional. Catarina fará ainda uma análise comparada de dois programas federais em dois estados diferentes para entender a influência da capacidade estadual na implementação.

No ano passado, dois pós-doutorandos do CEM concluíram suas pesquisas e hoje são pesquisadores associados ao CEM: Marcos Paulo de Lucca atua, hoje, como professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Rogério Jerônimo Barbosa é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).