difusão científica Seminários e Agenda Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni)

30/04/2014 17:30

No dia 30 de abril, na Cidade Universitária, o CEM promove um seminário a ser proferido pela Professora Dra. do Departamento de Sociologia, da Universidade de São Paulo, Marcia Lima, também pesquisadora do Cebrap. A apresentação intitula-se: Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O processo de implementação das ações afirmativas brasileiras suscitou um intenso debate público, em especial, por conta da reserva de vagas nas universidades públicas. Paralelo a isso, observa-se que o sistema de ensino superior sempre foi fortemente marcado pela presença de instituições privadas sem o status de universidade e de baixa qualidade.  Desta forma,  as vagas no sistema público universitário corresponde a uma parte minoritária do sistema superior de ensino.

Partindo da discussão sobre a heterogeneidade do sistema de ensino superior e os diferentes padrões de inclusão vigentes, o objetivo desta apresentação é discutir o processo de construção Programa Universidade Para Todos (PROUNI) - programa do governo federal de acesso à universidade que é de abrangência nacional – procurando responder que forma de inclusão este programa proporciona.

O paper onde a pesquisadora aborda aspectos deste estudos pode ser acessado aqui.

Serviço

Evento: Seminário Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do Programa Universidade para Todos (Prouni) por Marcia Lima

Quando: 30 de abril de 2014 (quarta-feira), das 17h30 às 19h30.

Local: FFLCH - Prédio das Ciências Sociais - sala 8

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária

Aberto aos interessados sem necessidade de inscrição prévia

Fotos do evento:

PÓS-EVENTO

O CEM promoveu um seminário proferido pela Professora Dra. do Departamento de Sociologia, da Universidade de São Paulo, Marcia Lima, também pesquisadora do Cebrap. A apresentação intitulou-se: Ações Afirmativas e sistema privado de ensino: O caso do  Programa Universidade para Todos (Prouni).

O processo de implementação das ações afirmativas brasileiras suscitou um intenso debate público, em especial, por conta da reserva de vagas nas universidades públicas.  Paralelo a isso, observa-se que o sistema de ensino superior sempre foi fortemente marcado pela presença de instituições privadas sem o status de universidade e de baixa qualidade.  Desta forma,  as vagas no sistema público universitário corresponde a uma parte minoritária do sistema superior de ensino.

O paper onde a pesquisadora aborda aspectos deste estudo pode ser acessado aqui.

voltar para seminário e agenda