difusão científica Seminários e Agenda CIESAS-CEM-FLACSO Governança, Violência e Participação: Até a construção de Agendas entre México e Brasil (Cidade do México)

11/11/2015 10:00 - 13/11/2015 13:00

Seminário Internacional CIESAS-CEM-FLACSO Governança, Violência e Participação: Até a construção de Agendas entre México e Brasil (Cidade do México)

PROGRAMA

Quarta-feira 11 de novembro

Local: FLACSO

10 a 10h15

10h30 a 13h30
Mesa 1. Participação e controles democráticos
Adrián Gurza Lavalle (CEM/ Universidade de São Paulo)
Ernesto Isunza Vera (CIESAS/ CCS-CIESAS)
Alejandro Monsivais (Colegio de la Frontera Norte)
Comentador: Mathew Taylor (American University)
Moderadora: Gisela Zaremberg

14h00 a 15h00
Almoço

Mesa 2. Violência e margens
Gabriel Feltran (CEM/ Universidade Federal de São Carlos)
Salvador Maldonado (El Colegio de Michoacán)
Efrén Sandoval (CIESAS)
Comentador: Brodwyn Fischer (Universidad de Chicago)
Moderador: Ernesto Isunza Vera

Quinta-feira 12 de novembro

Local: CIESAS (Salon de actos: Juárez 222)

10h30 a 13h30
Mesa 3. Governanças e espaços urbanos
Eduardo Marques (CEM/ Universidade de São Paulo)
Vicente Ugalde (Colmex)
Gisela Zaremberg (Flacso)
Comentador: Tulia Falleti (UPenn, Pennsylvania)
Moderador: Adrián Gurza Lavalle

14h00 a 15h00
Almoço

14:00 a 16:30 hrs.
Mesa redonda: Investigando violencia, gobernança e participação na academia americana. Avanços e desafios.

Mathew Taylor (American University)
Brodwyn Fischer (Universidad de Chicago)
Tulia Falleti (UPenn, Pennsylvania)

19h00 a 19h15

Rumo à integração de agendas transversais
 Sessão de trabalho fechada
(apresentadores e comentaristas)

Sexta-feira 13 de novembro

10h00 a 13h00

Fotos do evento:

PROGRAMA

O Seminario Internacional “Gobernanza, violencia y participación: hacia la construcción de agendas entre México y Brasil" aconteceu na Cidade do Mexico, tendo sido uma iniciativa do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) y la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Sede México (FLACSO). Os objetivos foram:

• ampliar a qualidade do trabalho de pesquisa conjunta entre as ciências sociais do México e do Brasil;
  • fortalecer e aprofundar as relações entre as instituções participantes
  • explorar campos transversais de diálogo entre as iniciativas temáticas atualmente existentes
  • publicar estas agendas de pesquisa com vistas a ampliar os poessíveis projetos e intercâmbios futuros.

O seminário foi formulado para compartilhar as temáticas e agendas culturais de trabalho e as oportunidades de colaboração e investigação conjunta entre os pesquisadores das instituições participantes, bem como estudantes e pesquisadores de outras instituições. Dessa forma, não se propõe a ser um espaço voltado para a apresentação de resultados de pesquisa e publicação de textos. A ideia geral é construir uma agenda de pesquisa conjunta sobre pontos de interesse de investigação que possam resultar confluentes.

A dinâmica do Seminário Internacional "Gobernanza, violencia y participación: hacia la construcción de agendas entre México y Brasil" voltou-se para um diálogo organizado em três dias e quatro meses temáticas. As primeiras três mesas temáticas abordaram respectivamente: governança, violência e participação. Em cada mesa três pesquisadores (dois mexicanos e um brasileiro) apresentaram as principais características de seu trabalho, certificandos-e de expor na ordem aqui sugerida: (a) os objetos empíricos com os que trabalham e uma breve descrição de resultados; (b) ferramentas conceituais com as que aobrdam esses objetos e (c) como se localiza isto na sua agenda de pesquisa.

1307-1298-1249-gobernanzaviolenciaparticipacionmex-bra_home.jpg

voltar para seminário e agenda