difusão científica Seminários e Agenda Colóquio Internacional : “Novas formas do trabalho e do desemprego: Brasil, Japão e França, numa perspectiva comparada ”

Colóquio Internacional : “Novas formas do trabalho e do desemprego: Brasil, Japão e França, numa perspectiva comparada ”

11/09/2006 - 12/09/2006

Comissão Organizadora:

Nadya Araujo Guimarães (DS/FFLCH/USP, Brasil)

Helena Hirata (GTM/CNRS, França)

Kurumi Sugita (IAO/CNRS, França)

Entre os anos 2001 e 2004 uma equipe interinstitucional e interdisciplinar de pesquisa desenvolveu um projeto comparativo internacional que se debruçou sobre os elos entre, por um lado, as mudanças intensas na dinâmica de desenvolvimento capitalista, nas formas de articulação da economia mundial e nas formas de regulação econômica nos diversos países e, por outro, a configuração dos sistemas de emprego e das relações de trabalho com especial interesse nas novas formas assumidas pelo desemprego. Três situações emblemáticas de possíveis variedades de regimes de welfare e de formas de institucionalização do desemprego foram então detidamente analisadas: o caso francês, onde um pujante e inclusivo sistema público de emprego e de proteção havia se estabelecido a partir do pós-guerra; o caso japonês, onde um igualmente sólido regime privado de welfare se constituíra sob a forma do chamado “sistema de emprego vitalício”; e o caso brasileiro, onde se estabeleceu, a partir dos anos 1990, um restrito regime de proteção ao desemprego, num mercado fortemente heterogêneo e estruturalmente flexível. As três macro-metrópoles desses países – Paris, Tóquio e São Paulo – tornaram-se, então, objeto da análise empírica, dada a importância de que ali se revestia o fenômeno do desemprego.

Ao longo de quatro anos de estudo, foram conduzidos surveys longitudinais por amostras representativas, voltados para entender os padrões de transição ocupacional e as novas formas de uso do trabalho e do desemprego que emergiam em cada uma dessas metrópoles. Foram também realizados estudos qualitativos, por meio de entrevistas biográficas em profundidade, com sub-amostras que tipificavam grupos de alto risco no desemprego. A massa de resultados analiticamente inovadores já deu lugar a uma primeira publicação, no exterior, intitulada The Unemployed and Unemployment in an International Perspective: Comparative Studies of Japan, France and Brazil, que veio à luz no Japão, em fevereiro de 2006, numa edição do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Tóquio, coordenada por Kazutoshi Kase e Kurumi Sugita. Ao mesmo tempo, uma publicação brasileira foi também recentemente lançada, em abril de 2006, dando conta de alguns dos resultados de pesquisa alcançados por membros dessa equipe interdisciplinar; trata-se do livro organizado por Nadya Araujo Guimarães e Helena Hirata, e intitulado Desemprego: trajetórias, identidades, mobilizações, lançado pela Editora do Senac, São Paulo.

Com a presente iniciativa traremos ao Brasil os parceiros envolvidos na realização desse projeto e alguns dos seus destacados interlocutores internacionais. Assim, o evento contará com a presença de doze expositores, especialistas no campo dos estudos do trabalho e do desemprego, sendo dois deles afiliados a instituições japonesas, seis a instituições francesas e quatro a instituições brasileiras. O Colóquio que se realizará nos dias 11 e 12 de setembro de 2006 será uma oportunidade ímpar para socializarmos com a comunidade intelectual brasileira, da USP e de fora dela, os novos resultados desenvolvidos por esse grupo de pesquisadores envolvendo o Brasil, o Japão e a França. Também propomos, para a mesma ocasião, o lançamento dos dois livros que acabam de ser publicados, no Japão e no Brasil, como produtos do trabalho dessa equipe de pesquisa.

O evento deverá se realizar no Auditório da Escola Politécnica, Campus Universitário da USP-Oeste, um espaço com capacidade para 200 participantes, que deverão estar previamente inscritos.

Haverá tradução simultânea. Os textos das comunicações estarão disponíveis no momento do Colóquio.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser efetuadas a partir do dia 31 de julho de 2006, com Evania Guilhon, USP/DS (evania@usp.br / tel: 3091.3703).


Data: 11 e 12 de Setembro

Local: Auditório da Escola Politécnica, Campus Universitário da USP-Oeste.

Inscrições: Gratuitas.

Poderão ser efetuadas a partir do dia 31 de julho de 2006, com Evania Guilhon, USP/DS (evania@usp.br / tel: 3091.3703).

Tradução simultânea. Os textos das comunicações estarão disponíveis no momento do Colóquio.

Arquivos: Folder / Cartaz

Programação:- Clique aqui para ter acesso à programação completa do seminário

Comunicações do Colóquio

BENARROSH, Yolande. Institution d’intermédiation sur le marché de l’emploi et analyse du travail. Le cas de l’ANPE.

DEDECCA, Cláudio S. Flexibilidade e regulação de um mercado de trabalho precário: a experiência brasileira.

FREYSSINET, Jacques. Les trajectoires nationales vers la flexibilité du rapport salarial: le cas de la France dans le contexte de l’Union européenne.

NOHARA, Hiroatsu. Paradoxe des mouvements d’emploi en France et au Japon; «précarisation et stabilisation».

SUGITA, Kurumi. Trajectoires profissionelles sexuées et des expériences du chômage au Japon.

DEMAZIÈRE, Didier. Précarité d`emploi et précarité de condition: entre formes et normes.

SAITO, Chikara. O desenvolvimento do trabalho precário e a política de emprego no Japão.

GUIMARÃES, Nadya Araujo. Flexibilizando o flexível: as novas formas de trabalho sob o prisma do mercado de intermediação.

TSURU, Tamiko. Peso das políticas públicas sobre os desempregados japoneses, o caso de uma cidade com desemprego em massa.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Trabalho e profissão em arte: divisão internacional do trabalho e relação de gênero nas heterogêneas vivências do trabalho precário.

HIRATA, Helena. Mondialisation et emploi dans une perspective comparative.

Fotos do evento:

Apoio
fapesp
cepid
usp
cebrap